Título: Futuro ministro da Justiça buscará pacto com governadores e prefeitos
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 18/12/2010, O País, p. 12

BRASÍLIA. O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu ontem um pacto nacional contra a violência e o crime organizado. E informou que, com uma proposta em mãos, o governo federal convocará todos os governadores e, em um segundo momento, prefeitos, para firmar um acordo prevendo a integração e a ação coordenada das forças policiais. Os encontros ocorrerão nos primeiros dias de fevereiro de 2011:

- Não acredito em política de segurança pública saudável, correta e eficiente se não houver entendimento entre os entes federativos. Ou há entendimento, superando obstáculos, até disputas ideológicas e políticas, além de má compreensão das tarefas, ou ficaremos sempre cada um no seu campo, fazendo jogo divorciado, política dissociada.

Ele assegurou que o pacto não será "meramente retórico". Descartou, pelo menos no momento, a discussão relativa à unificação das polícias. Cardozo frisou que é preferível buscar a integração das forças policiais. E disse que a proposta de pacto não é para ficar na promessa.

Sobre a participação das Forças Armadas nas ações policiais, Cardozo disse que isso só é possível em situações extremas. O Exército, destacou, tem uma missão constitucional própria:

- É claro que em situações extremas, como aconteceu no Rio, o apoio das Forças Armadas é correto e bem-vindo. Mas só em situação excepcional e extrema.