Título: Cristina Kirchner não confirmou presença
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 18/12/2010, O País, p. 13

Lula poderá fazer um pronunciamento para se despedir do governo

BRASÍLIA. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que perdeu o marido Nestor Kirchner recentemente, ainda não confirmou presença na posse de Dilma. Principal parceiro comercial do Brasil, o chefe de Estado do país vizinho esteve na primeira posse de Lula, em 2003, quando o presidente argentino era Eduardo Duhalde. Segundo o Itamaraty, até o momento o representante argentino confirmado na posse é o chanceler Héctor Timerman.

Além de Hillary, que representará o presidente Barack Obama, confirmaram que vão prestigiar a festa de Dilma os presidentes de Colômbia, El Salvador, Peru, Uruguai, Venezuela, Guatemala, Guiné, Chile e Bolívia e os primeiros ministros de Coreia do Sul, de Portugal, de Qatar, de Marrocos e do Haiti. Confirmadas as presenças ainda de vice-chefes de Estado, como o príncipe da Espanha, e representantes da Argélia e do Gabão.

Na primeira posse de Lula, em 2003, 16 chefes de Estado estiveram presentes, entre eles Fidel Castro (Cuba). Da América do Sul só o presidente do Paraguai não participou da cerimônia, pois não havia conseguido aprovar autorização do Congresso para a viagem.

Um cortejo em carro aberto, se não chover, a bordo do Rolls-Royce presidencial, marcará o primeiro evento do dia da posse da presidente eleita. Dilma fará o trajeto saindo às 14h da Catedral de Brasília, em direção ao Congresso Nacional, onde ela e o vice-presidente eleito, Michel Temer, ex-presidente da Câmara, serão empossados na presença de deputados e senadores.

A Esplanada dos Ministérios ficará fechada para trânsito desde as 13h, assim como o espaço aéreo da capital. Cerca de 40 pessoas do Itamaraty trabalham nos preparativos, além de membros do governo de transição, do Congresso e do Planalto. O órgão não informou quantos homens estarão na segurança. O 1º discurso de Dilma como presidente da República será feito no plenário da Câmara e está previsto para as 16h.

Antes disso, será feita a leitura do termo de posse pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, seguida pelo juramento, em voz alta, de Dilma e Temer. Assim que terminarem o discurso, a nova presidente da República e seu vice serão saudados, no gramado do Congresso, por uma salva de tiros de canhão. Passarão a tropa em revista e dali seguirão no Rolls-Royce, para o Palácio do Planalto. Ela será recebida às 16h30m, na rampa, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula transmitirá a Dilma a faixa presidencial.

No Planalto, Dilma fará um novo discurso, em frente à Praça dos Três Poderes, onde deverá ter concentração de populares. Não é tradição o presidente que está saindo falar, mas Lula poderá fazer uma saudação de despedida ao povo brasileiro. Em seguida, ela voltará à sede do governo para dar posse aos ministros. Às 18h30m, Dilma oferecerá um coquetel no Itamaraty.