Título: Ensaio da posse com presidente fake
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 20/12/2010, O País, p. 3

Após transferência da faixa presidencial, haverá show na Praça dos Três Poderes só com cantoras

BRASÍLIA. Primeira presidente eleita no Brasil, Dilma Rousseff tomará posse embalada apenas por vozes femininas. Após a transferência da faixa presidencial, cantarão para o público Zélia Duncan, Fernanda Takai, Elba Ramalho, Gaby Amarantos e Mart"nália. A ideia é homenagear as mulheres do Brasil e sua chegada ao poder. Para que nada fuja ao previsto, um batalhão de autoridades fez ontem um reconhecimento do percurso a ser cumprido pela nova chefe de Estado. Houve até ensaio com uma dublê de Dilma.

A despesa da festa popular, incluindo cachês, transporte e montagem da estrutura, será de R$1,5 milhão - a mesma da posse de Lula em 2006. A programação dos shows foi montada pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares, a partir de nomes sugeridos pela equipe de transição. Dilma é fã de Fernanda Takai. Ela e as demais vão se apresentar em palco montado na Praça dos Três Poderes - em frente ao Palácio do Planalto - a partir das 18h30m, horário previsto para a chegada da presidente ao coquetel para autoridades no Itamaraty. O ator Marcos Frota conduzirá os shows, cujo repertório ainda não foi definido.

A partir das 10h haverá performances de grupos de cultura regional em quatro tendas na Esplanada. Pelo gramado, totens vão contar a história de brasileiras notáveis, como Xica da Silva, a escrava que virou senhora em Diamantina; Madalena Caramuru, a primeira a ser alfabetizada; e a cantora Elis Regina.

Sob a coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, os organizadores do evento cumpriram o trajeto de Dilma, acertando detalhes do esquema de segurança - que terá pelo menos dez mil homens - e cuidando do posicionamento da imprensa. O ensaio oficial será no dia 26, quando o Rolls-Royce que conduzirá a presidente sairá pela Esplanada com uma sósia. Trata-se da diretora de Relações Públicas do Senado, Juliana Rebelo, que responde pela coordenação-executiva da posse e ontem já teve de estrear no papel de Dilma. Em frente ao Congresso, passou uma tropa imaginária em revista, ao lado do coronel do Exército Elias Rodrigues.