Título: Dilma deve oficializar hoje escolha de Padilha para o Ministério da Saúde
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 20/12/2010, O País, p. 4

Ministro das Relações Institucionais ajudou na campanha da presidente

BRASÍLIA. O PT deve fechar hoje a maior e mais cobiçada cota de ministérios na Esplanada com a confirmação do médico sanitarista Alexandre Padilha para comandar a pasta da Saúde. A presidente eleita, Dilma Rousseff, tentou encontrar um nome emblemático, como Adib Jatene, para o setor, prioridade de seu governo e com o maior orçamento da administração direta em 2011: R$74 bilhões.

A formação do governo deve ser concluída até amanhã ou quarta-feira com o anúncio provável de quatro mulheres para os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Igualdade Racial. Caso se confirmem as negociações, o governo Dilma terá nove ministras.

Na campanha, Padilha, na função de ministro de Relações Institucionais com gabinete no Palácio do Planalto, mobilizou prefeitos e parlamentares , e se aproximou de Dilma. Sem a estrela que queria para a Saúde, Dilma cedeu a uma solução caseira articulada pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, que agora espera encerrar sua participação nomeando também o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) na vaga de Padilha na Secretaria de Relações Institucionais.