Título: Confraternização no Alvorada
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 23/12/2010, O País, p. 4
Às vésperas de deixar o governo, Lula recebe Dilma e ministros
BRASÍLIA. A presidente eleita, Dilma Rousseff, apresentou ontem a noite ao presidente Lula, durante jantar no Palácio da Alvorada, os integrantes de seu Ministério. As portas do Alvorada foram abertas por Lula e dona Marisa para uma confraternização entre os ex-ministros e os futuros, incluindo os presidentes dos partidos da coligação.
Além do objetivo de integrar o atual e o futuro governo, Lula fez mais uma de muitas despedidas de sua equipe desses oito anos de governo. Todos os ex-ministros foram convidados, e José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e envolvido no escândalo do mensalão, esteve no Alvorada. No entanto, Dirceu não deve participar da posse, pois vai tirar 10 dias de férias. Dirceu foi a estrela da despedida de Lula no Planalto, semana passada, onde disse: "Nunca saí daqui". A ex-ministra Erenice Guerra, que caiu durante escândalo de nepotismo na Casa Civil, foi convidada, mas não tinha chegado até as 22h.
Pelo quarto ano consecutivo, Lula deverá passar o Natal no Palácio da Alvorada, com a família. Já Dilma participa hoje do Natal da Vida e Cidadania dos Catadores e da População em Situação de Rua, em São Paulo, com Lula, e em seguida parte para Porto Alegre. O Natal de Dilma também será em família.
Ela fará uma ceia, em seu apartamento, para a mãe, Dilma Jane, a filha Paula, seu marido, o netinho Gabriel, e o seu ex-marido, o advogado Carlos Araújo, pai de Paula. Eles costumam passar o Natal juntos na capital gaúcha e vão manter a tradição também este ano. Dilma retorna a Brasília no dia 25 ou 26, onde permanecerá até o dia da posse, em 1º de janeiro.
Na véspera do Natal, Lula vai despachar no Planalto pela manhã. A previsão é que ele tenha audiências com assessores diretos e ministros palacianos, como Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
No 1º mandato, Lula comemorou o Natal em São Bernardo do Campo, com a família. Mas já no dia seguinte costumava voltar para Brasília. Em 2006, ano da reeleição, na tarde do dia 26, Lula teve audiências com auxiliares palacianos. Lula mudou a rotina a partir de 2007, quando começou a ficar em Brasília no Natal. E sempre com alguma atividade na manhã do dia 24.