Título: Oposição prefere acordo com Marco Maia
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 23/12/2010, O País, p. 11

Simpatizantes de Aldo já somariam cerca de 200 nomes

BRASÍLIA. Na última terça-feira, Aldo Rebelo participou de uma reunião com representantes do grupo de insatisfeitos, na casa do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM). Entre eles estava o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e o primeiro-secretário da Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA). Antes de anunciar o processo de consulta às bancadas, Aldo telefonou para o presidente do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos, com quem se encontraria à noite no Palácio da Alvorada.

O grupo de insatisfeitos, por enquanto, prefere não falar em nomes para a candidatura alternativa da base à presidência da Câmara. A ideia é deixar que o processo de consulta leve à definição do nome. Mas simpatizantes da candidatura de Aldo Rebelo já contabilizam 200 votos entre os 513 deputados.

Diante desse quadro, a sucessão da Câmara passou a ser acompanhada de perto na Granja do Torto. A avaliação é de que uma candidatura alternativa poderia rachar a base aliada já no início do governo Dilma Rousseff. Para atrair o apoio dos líderes de oposição à sua candidatura, Marco Maia (PT) prometeu construir uma chapa para a Mesa da Câmara respeitando a proporcionalidade das bancadas.

- Queremos estabilidade na Mesa e que o acordo fechado entre o PT e o PMDB para garantir o rodízio na presidência da Câmara seja respeitado - afirmou Maia, após se reunir com os líderes do DEM e PSDB.

Paulo Bornhausen e João Almeida justificaram o acordo com Maia alegando que, em clima de disputa, os dois partidos da oposição correriam o risco de perder espaço na Mesa.

- Se houver disputa, a oposição pode ficar fora da Mesa - advertiu o líder tucano.

- Com o acordo, todos ganham e mantêm suas posições. E não diminui a oposição, até porque essa é uma tratativa institucional, não entre governo e oposição - disse Bornhausen.

COLABOROU: Gerson Camarotti