Título: Na Câmara, Aldo ameaça disputar com petista
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 23/12/2010, O País, p. 11

Base governista racha e quer candidatura alternativa para que Marco Maia não seja eleito presidente da Casa

BRASÍLIA. Uma ameaça de rebelião entre partidos da base governista pode pôr em risco o projeto do PT de eleger o deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara, em fevereiro. Algumas horas depois de Marco Maia anunciar ontem o apoio dos líderes do DEM e do PSDB à sua eleição, sem consultar os demais partidos aliados, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) disse que há insatisfação de um grande número de parlamentares com a condução da sucessão na Mesa, e anunciou o início de movimento suprapartidário para tentar lançar uma candidatura alternativa.

Esse movimento de consulta teria sido articulado em conjunto por PCdoB, PSB e PDT, que já vinham cogitando lançar o nome de Aldo Rebelo à presidência. Mas teria o apoio de representantes de praticamente todos os partidos da Casa, inclusive da oposição e do baixo clero. O acordo fechado pelos líderes do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), e do PSDB, deputado João Almeida (BA), com Marco Maia foi duramente criticado nas bases dos dois partidos. Eles não teriam consultado previamente suas respectivas bancadas.

- O processo de escolha do presidente da Câmara, na forma como está sendo conduzido, está gerando desconforto e insatisfação em grande número de parlamentares. Por isso, vamos iniciar um processo de consulta para a possibilidade de uma candidatura alternativa, com a condição de que o nome lançado seja de um representante da base governista. Se viabilizarmos um nome, será para ganhar - anunciou Aldo Rebelo.