Título: Índice de voos atrasados sobe no Natal
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 26/12/2010, Economia, p. 24
Cancelamentos chegam a 10%, contra os 4,2% registrados na véspera
BRASÍLIA e SÃO PAULO. Depois de uma véspera de Natal tranquila, o percentual de atrasos nos voos caiu ainda mais ontem. Mas alguns passageiros chegaram a esperar mais de quatro horas por seus voos. A média de decolagens realizadas com mais de 30 minutos de atraso estava em 15,9% das 1.939 programadas até as 21h, segundo dados da Infraero. No dia 24, o percentual de atrasos foi de 18,3%. Em relação aos voos internacionais, o percentual registrado ontem foi de 15,3%.
A Infraero informou ainda que 157 voos nacionais, 10% do total, foram cancelados ontem, contra 4,2% da véspera de Natal. Outros seis voos internacionais também foram cancelados.
A Webjet foi a companhia que registrou maior percentual de atrasos, 27% e ainda 9,6% de voos cancelados. Em seguida, aparece a TAM com atrasos acima de 30 minutos em 21,4% das decolagens. Vinte e seis voos da companhia foram cancelados. Já a Gol teve 11,9% dos seus 537 voos com atraso. Outros 62 (11,5%) foram cancelados.
No aeroporto do Galeão, no Rio, dos 81 voos nacionais previstos, 12 (14,8%) saíram com atraso e dois foram cancelados. No Santos Dumont, o percentual de atrasos ficou em 5,7% e o de cancelamento em 11,4%. O aeroporto de Brasília registrou 17,9% de atrasos.
O maior aeroporto do país, o de Cumbica, em Guarulhos (SP), registrou uma série de atrasos. Dos 158 voos nacionais, 42 ( 26,6 %) atrasaram e nove foram cancelados. O atraso de pelo menos três voos da Gol causou tumulto na sala de embarque. Passageiros com destino a Florianópolis, Vitória e Salvador levaram mais de quatro horas para embarcar e reclamaram da falta de informação da companhia e do atendimento precário dos órgãos de fiscalização. Em relação aos voos internacionais, 16,7% atrasaram no aeroporto internacional paulista.
O administrador Tiago Fontoura, de 50 anos, disse que a revolta na sala de embarque era muito grande. Segundo ele, o voo 1941 da Gol, que sairia às 10h30m com destino a Salvador, foi remarcado várias vezes. Para ele, a greve estava em pleno andamento, apesar do acordo fechado com os trabalhadores:
- Essa é uma greve disfarçada.
As negociações entre o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas e aeronautas serão retomadas segunda-feira. Na mesa, discute-se a proposta de reajuste salarial de 8% feita pelo sindicato patronal.