Título: Uma mulher para a secretaria mais forte da Justiça
Autor: Vasconcelos,Adriana ; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 29/12/2010, O País, p. 4

Ex-secretária de Defesa Social de Diadema, Regina Miki comandará Segurança Pública

BRASÍLIA. O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, escolheu a secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ela substituirá o atual secretário, Ricardo Balestreri. Segundo pessoas próximas a Regina, ela já estaria até fazendo planos para implementar futuras medidas na mais forte secretaria do Ministério da Justiça.

Regina é ex-secretária de Defesa Social de Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo. E ganhou fama nacional depois de reduzir drasticamente os índices de homicídios no município com a combinação de medidas repressivas com programas sociais. A articulação entre repressão e ações sociais é a base do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto 2007.

Presidente da Funai será mantido

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, permanecerá no cargo. Meira foi convidado por Cardozo para ficar e aceitou. De acordo com um amigo, estava "felicíssimo" com a decisão de Cardozo e da presidente eleita Dilma Rousseff de permitir que ele continue alguns projetos à frente da Funai.

Cardozo deve se reunir ainda hoje com o secretário de Assuntos Legislativos, Pedro Abramovay. Mas o secretário não deve permanecer no cargo. Abramovay está entusiasmado com a proposta que recebeu do professor Joaquim Falcão para montar um centro de estudos legislativos na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. O nome de Abramovay chegou a ser cogitado para secretária-executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia. Mas a ideia não foi levada adiante. Abramovay diz que não conhece bem a área.

O atual ministro, Luiz Paulo Barreto, voltará a ser o secretário-executivo do ministério. José Eduardo Cardozo estaria tendo dificuldade de bater o martelo em torno do novo secretário nacional de Justiça e do substituto do delegado Luiz Fernando Corrêa na Polícia Federal. Dois nomes estão na disputa pela Secretaria Nacional de Justiça: o do atual secretário-executivo do ministério Rafael Favetti e o da chefe de gabinete do ministro Luiz Paulo Barreto, Gláucia Elaine. Ontem à noite, Cardozo se reuniu com Corrêa para tratar da sucessão na PF, mas o assunto ainda está em aberto.

O ministro apresentará uma lista à presidente Dilma, que dará a palavra final. Nas últimas semanas, o ministro conversou por duas vezes separadamente com cinco candidatos: o diretor de Combate ao Crime Organizado, Roberto Troncon, o diretor-executivo Luiz Pontel, os superintendentes Ildo Gasparetto, do Rio Grande do Sul, e Leandro Coimbra, de São Paulo.

A escolha recairia sobre um desses nomes. Mas os candidatos mais fortes na bolsa de apostas internas são Gasparetto, apoiado pelo ex-ministro da Justiça Tarso Genro, e Troncon, apontado como o candidato de Corrêa.