Título: A volta às origens da herdeira dos Russev
Autor: Beck, Martha ; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 31/12/2010, O País, p. 3

Presidente eleita recebe primeiro-ministro da Bulgária no Palácio Itamaraty

BRASÍLIA. Depois de muitos dias de agenda fechada, a presidente eleita, Dilma Rousseff, apareceu em público, ontem, para receber o primeiro-ministro da Bulgária, Boyco Borissov. Dilma tem ascendência búlgara - é filha de Petar Russev, que nasceu na pequena cidade de Gabrovo e veio para o Brasil nos anos 1940, onde construiu família. Numa demonstração de carinho e admiração pela conterrânea, Borissov presenteou Dilma com a árvore genealógica de sua família desde 1840 e com uma foto de sua tia Vana Russev, irmã do pai.

A presidente Dilma Vana Rousseff, que prometeu visitar a Bulgária em 2011, durante giro pela Europa, comentou, emocionada:

- É o mesmo nome que eu tenho.

Na Bulgária, a eleição de Dilma vem sendo motivo de comemoração e orgulho. Os búlgaros alimentam também a esperança de uma cooperação mais ampla do pequeno país do Leste Europeu com o Brasil em várias áreas. Segundo jornalistas que vieram fazer a cobertura do encontro dela com o primeiro-ministro e da posse da futura presidente, todos os passos de Dilma vêm despertando interesse da população daquele país. Em Gabrovo, as pessoas têm buscado algum tipo de parentesco com a célebre descendente.

Prova da curiosidade dos búlgaros por Dilma é que, em plena crise econômica enfrentada pela Europa, seis jornalistas dos principais veículos de comunicação do país estão em Brasília desde ontem, acompanhando os preparativos para a posse.

O editor de assuntos internacionais da BTV, maior TV do país, Nikolay Kolev, explicou que, no período de 20 anos de transição do comunismo para o capitalismo na Bulgária, muitos deixaram o país. No entanto, os que ficaram, nutrem um sentimento de apreço e reconhecimento pelos que levam para o mundo suas raízes.

- Nós temos um sentimento forte com relação aos búlgaros que moram em países diferentes, mas carregam consigo a Bulgária. Muitos, no nosso país, estão muito emotivos com relação a Dilma - disse Kolev.

- Nós estamos muito orgulhosos de Dilma. Ela é búlgara como nós. Estamos felizes de ela estar indo tão bem e esperamos que a relação entre a Bulgária e o Brasil se estreite bastante nos próximos anos, principalmente no campo econômico - completou Irina Zoneva, repórter da Bulgarian National TV.

Vestida com um terninho preto e uma blusa branca por baixo, ornada por um colar de pérolas, Dilma acompanhou o primeiro-ministro até a escada que leva ao salão de entrada do Itamaraty. A presidente eleita estava sorridente e visivelmente mais magra, mas preferiu não descer as escadas, evitando dar declarações à imprensa. Já o primeiro-ministro Borissov fez questão de parar e conversar com os jornalistas búlgaros e brasileiros.

Além dele, o ministro das Relações Exteriores do país, Nikolay Mladenov, também deu entrevistas no saguão do Itamaraty. Segundo ele, os dois países têm mantido diálogos para a ampliação da cooperação com a empresa brasileira Embraer, e também nas áreas de ferrovias e Tecnologia de Informação.

O encontro durou cerca de meia hora e teve a presença do chanceler brasileiro, Celso Amorim, e do futuro ministro da pasta Antonio Patriota, além de outros ministros búlgaros e assessores do governo brasileiro.

O assessor especial para assuntos internacionais do governo brasileiro, Marco Aurélio Garcia, confirmou que há interesse mútuo em ampliar as relações entre os dois países:

- Houve uma boa conversa sobre temas de cooperação. Já se acertou que os primeiros ministros encontrarão ministros das áreas correspondentes. O primeiro-ministro convidou a presidente eleita para ir à Bulgária. Ela irá, provavelmente, no próximo verão europeu.

Segundo o assessor de imprensa do primeiro-ministro búlgaro, Rodoslov Totchev, Dilma estava muito interessada em saber como a Bulgária está lidando com a crise econômica mundial.

Além da foto, Borissov, que participará da cerimônia de posse de Dilma no próximo sábado, trouxe uma mensagem de congratulações pela eleição em nome da União Europeia, que será entregue no dia da posse. Só recentemente a Bulgária se tornou membro da União Europeia.