Título: Cardozo define segundo escalão
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 31/12/2010, O País, p. 12

Atual presidente da Comissão de Anistia será secretário nacional de Justiça

BRASÍLIA. A equipe de transição informou ontem que o futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fechou a composição do segundo escalão de sua pasta. Cardozo escolheu o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, para assumir o cargo de secretário nacional de Justiça. Para a Secretaria de Direito Econômico, foi convidado o advogado Vinícius Marques de Carvalho.

Nota da equipe de transição confirmou outros nomes do ministério que foram antecipados pelo GLOBO: Regina Miki, atual secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública; e Pedro Abramovay.

Regina Miki comandará a secretaria Nacional de Segurança Pública, a principal do ministério. Atual secretário de Assuntos Legislativos, Abramovay chefiará a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O órgão será transferido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para o Ministério da Justiça. O remanejamento vinha sendo tentado, sem sucesso, desde o final do governo de Fernando Henrique Cardoso. Os militares não aceitavam abrir mão da secretária.

O futuro secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, se projetou na comissão encarregada de analisar pedidos de processos de ex-perseguidos políticos. Ele tentou reduzir os valores pagos aos anistiados, mas reagiu quando o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a revisão de decisões anteriores da Comissão de Anistia. Procurado pelo GLOBO, Abrão não quis dar entrevista.

- Só falo sobre isso na próxima semana - disse.

Na quarta-feira, Cardozo pôs fim ao longo processo de negociação e anunciou o nome do delegado Leandro Coimbra para a direção da Polícia Federal. Coimbra é o atual superintendente da PF em São Paulo. Cardozo confirmou ainda que o atual diretor da Polícia Rodoviária Federal, Hélio Derenne, será mantido no cargo. Derenne está no cargo há oito anos por indicação do ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB).