Título: PMDB perde os Correios, que vão para o PT
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 31/12/2010, O País, p. 12

Wagner Pinheiro terá a missão de recuperar a imagem da estatal, abalada por escândalos e péssimo desempenho

BRASÍLIA. O novo presidente dos Correios será Wagner Pinheiro, que, desde 2003, dirige a Petros, fundo de pensão da Petrobras. Ele é ligado ao PT de Campinas, em mais um sinal de que o partido avança sobre cargos antes ocupados pelo PMDB no segundo escalão, mantendo o loteamento da máquina. A escolha da presidente eleita, Dilma Rousseff, foi confirmada pela assessoria do futuro ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O atual coordenador dos programas de inclusão digital do governo e presidente do conselho de administração da Telebrás, Cezar Alvarez, assumirá a Secretaria-Executiva do ministério.

Depois de um ano de muitas crises nos Correios, Wagner Pinheiro terá a missão de recuperar a imagem da estatal, prejudicada, entre outras razões, pelo atraso no envio de correspondência, inclusive o Sedex. Em 2010, a empresa teve dois presidentes - Carlos Henrique Custódio e David José de Matos.

Denúncias provocaram demissão de diretor

No segundo semestre, dois meses depois de sua posse, o diretor de Operações, coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva, foi demitido, no rastro de denúncias de conflito de interesses: ele assumiu um cargo responsável pela contratação das empresas privadas que prestam serviços de transporte de carga aérea para os Correios, mesmo tendo dirigido uma delas.

Também neste ano, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) precisou revogar o concurso público para a contratação de funcionários que seria realizado e lançar um novo edital. Os Correios não conseguiram realizar a licitações para a renovação das franquias e, além disso, enfrentaram vários problemas operacionais.

Em fevereiro deste ano, três das 14 aeronaves que fazem as entregas dos Correios do dia para a noite deixaram de voar. Uma delas foi proibida de operar pela Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) por causa de ruídos excessivos; outra teve problemas contratuais com os Correios, e a terceira sofreu um acidente.

Começar a implantação da banda larga (internet em alta velocidade) no país será um dos principais desafios de Cezar Alvarez na Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações. A Telebrás, subordinada ao órgão, é responsável pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que deverá levar o serviço a 4.283 municípios até 2014.

Programa de banda larga sofre atraso de 16 meses

O programa de banda larga já sofreu um atraso. Deveria ter começado a funcionar este mês; agora a previsão é que só em abril do próximo ano as cem primeiras cidades passem a contar com a internet em alta velocidade.