Título: Identidade com cara nova
Autor:
Fonte: O Globo, 31/12/2010, O País, p. 15

Governo apresenta modelo do Registro de Identidade Civil

BRASÍLIA. O governo apresentou ontem o modelo do Registro de Identidade Civil (RIC), que será o novo documento digital de identificação do brasileiro. O RIC é uma espécie de cartão magnético, com chip de proteção de segurança, e que acumulará várias informações sobre a pessoa: nome, foto, data de nascimento, nome dos pais, dados do CPF, título de eleitor, uma nova numeração digital e dados biométricos, que são as impressões digitais.

O presidente Lula foi o primeiro brasileiro a receber ontem a nova identidade. O Ministério da Justiça estima que o documento será distribuído para toda população em até dez anos. A identidade digital substituirá, gradativamente, a atual carteira, criada há 27 anos.

Um dos netos do presidente, Pedro, de 3 meses e filho de Fábio Luiz Lula da Silva, foi bebê-propaganda do cartão. Painéis com foto de Pedro e com a expressão "nova identidade do brasileiro" estavam espalhados pelo ministério. No Twitter, o pai comemorou: "Dá-lhe Pedrones, garoto-propaganda".

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Levandowisk, afirmou que o cartão será usado como título de eleitor. Em 2011, serão produzidos 2 milhões de cartões, que serão distribuídos em Brasília, Rio, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).