Título: Tempo é o grande desafio
Autor: Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 31/12/2010, Rio, p. 23

Presidente do COI está preocupado com aeroportos e transportes em geral

Tempo curto. Para o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, este é o maior desafio de toda a cidade que já sediou Jogos Olímpicos. Apesar de afirmar que o Rio está cumprindo bem seus prazos, o belga, que deu uma entrevista exclusiva ao GLOBO num intervalo de sua agenda anteontem, diz estar preocupado com as condições dos aeroportos. Além disso, Rogge espera que a criação da Autoridade Pública Olímpica (APO) seja priorizada.

- Nós sabemos que a APO ainda não está criada. Entendemos que isso tenha ocorrido em função das eleições e da campanha, mas esperamos que seja prioridade do novo governo - afirmou.

O presidente do COI espera que o fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo em 2014 traga benefícios para a organização olímpica no Rio de Janeiro, sobretudo em relação à infraestrutura de transportes:

- Se os brasileiros se dizem preocupados com os aeroportos, temos que ficar atentos também. Definitivamente, precisamos melhorar a qualidade dos aeroportos tanto para a Copa como para as Olimpíadas. Em ambos os casos, teremos milhões de pessoas viajando num curto período de tempo. Isso tem que ser prioridade para as autoridades públicas.

O trânsito em geral é uma fonte de preocupação para o COI. Segundo Rogge, mesmo cidades desenvolvidas enfrentam problemas com o deslocamento de milhares de pessoas durante as competições.

- Trânsito é sempre um problema. Foi difícil em Pequim, e será em Londres. Todos os dias, teremos de meio milhão a um milhão andando de um lado para o outro, além do tráfego normal da cidade.