Título: COI vistoria obras dos Jogos Olímpicos de 2016
Autor: Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 31/12/2010, Rio, p. 23

Preocupação da entidade é que equipamentos não sejam "elefantes brancos" e deixem um legado para a cidade

Em mais um dia da passagem do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, pelo Rio, o prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da sustentabilidade dos equipamentos que serão utilizados nos Jogos de 2016. Segundo ele, há uma preocupação por parte do COI para que não sejam construídos "elefantes brancos" na cidade. Ontem, houve visitas em obras de transporte público e no Cantagalo, que ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)

- O Rio não vai construir muitos equipamentos novos: iremos investir principalmente naqueles que já existem como o Maracanã, o Engenhão, o Maracanãzinho e a Arena. A parceria com o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) para o concurso que irá escolher o projeto do Parque Olímpico também será muito importante porque vamos trabalhar com o conceito de sustentabilidade para que nada fique abandonado depois que terminarem os Jogos - afirmou o prefeito.

Membros do COI sobrevoaram Transoeste

As visitas começaram pela manhã com um sobrevoo às obras do Túnel da Grota Funda, que fazem parte do projeto do corredor viário Transoeste. Por causa da chuva, as autoridades não foram ver de perto as escavações. Além de Eduardo Paes, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, também acompanhou a comitiva do COI.

A segunda etapa do dia ocorreu na Barra da Tijuca onde foi visitado o túnel de serviço das obras da Linha 4 do metrô, que ligará o bairro à Zona Sul. Uma apresentação do andamento dos trabalhos foi feita pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

- Os membros do COI ficaram muito impressionados com o andamento das obras e a conexão entre os meios de transporte - disse o secretário, chamando a atenção para a ligação da Linha 4 com o corredor viário Transoeste.

Segundo Julio Lopes, na próxima visita do COI ao Rio, em abril, já será possível a apresentação de um cronograma completo com as datas de entrega de cada etapa de obras da Linha 4. Há questões ainda pendentes como o custo total do projeto e o local da estação na Gávea.

Além de visitar as obras do metrô, ainda foi apresentado à comitiva um modelo do ônibus articulado que será utilizado no corredor Transoeste. Depois, o grupo partiu para a favela do Cantagalo. Eles conheceram o elevador panorâmico que dá acesso ao morro, inaugurado este ano. No alto, o presidente do COI recebeu de crianças da comunidade camisas dos quatro grandes clubes cariocas. Em troca, distribuiu bolas de futebol, basquete e vôlei. Houve ainda uma apresentação de percussionistas do grupo cultural AfroReggae.

Hoje pela manhã, os integrantes do comitê internacional acompanharão a inauguração do novo Centro de Operações da prefeitura, na Cidade Nova. Depois, seguem para a Zona Portuária. À noite, durante a festa de réveillon, haverá a apresentação da marca olímpica, no Copacabana Palace.