Título: AGU: contornos de polarização ideológica
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 01/01/2011, O País, p. 3

BRASÍLIA. O parecer da Advocacia Geral da União (AGU) no qual o presidente Lula se baseou para manter o ex-ativista Cesare Battisti no Brasil afirma que, se for extraditado, o italiano pode ser vítima de pressão da opinião pública. O documento lembra que o tratado de extradição entre os dois países permite a negativa da extradição, se houver risco de "perseguição e discriminação" ao réu. Em contrapartida, boa parte do texto é dedicada a tentar pacificar o estado de ânimo do governo italiano.

"Eventual negativa de extradição não qualifica, e nem demonstra, e nem mesmo sugere, qualquer avaliação negativa para com as instituições italianas, presentes ou pretéritas. Trata-se, tão somente, de cumprimento de previsão do tratado", diz o parecer, assinado por Arnaldo de Moraes Godoy, da AGU.

A AGU compilou notícias da imprensa italiana que, diz, "dão a impressão de que o caso ganha contornos de clamor, de polarização ideológica". O parecer reforça a postura do Supremo Tribunal Federal, que considerou comuns os crimes pelos quais Battisti foi condenado na Itália. "São crimes comuns. Porém, políticas são as dimensões dos fatos".