Título: Crise entre Brasil e Itália repercute em jornais europeus
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 01/01/2011, O País, p. 3

"The Guardian", "Le Monde" e "El País", entre outros, relatam controvérsia

O anúncio da decisão do presidente Lula de não conceder a extradição de Cesare Battisti recebeu destaque em sites de jornais internacionais.

Na Inglaterra, o "The Guardian" diz que Lula pode causar uma crise diplomática entre o Brasil e a Itália por causa da decisão de não extraditar o "assassino". "O movimento de Lula provocou uma crise nas relações entre os dois países, que têm fortes laços históricos e comerciais", afirma o jornal.

Já o francês "Le Monde" diz que Battisti se tornou um troféu e publica uma frase do ex-ativista:

"Não há ninguém neste momento na prisão, e agora querem que seja eu a pagar por todos".

Com o título "Lula se recusa a extraditar Cesare Battisti para a Itália", o "Le Figaro" destaca que Battisti é acusado de quatro assassinatos na década de 70.

Já o jornal espanhol "El País" afirmou que a especulação sobre o refúgio ao ex-ativista italiano ocupava espaço nos veículos brasileiros há dias.

Na Itália, a manchete do site do "Corriere della Sera" dizia: "Battisti, Lula diz não à extradição". O jornal lembrou que a decisão foi tomada no último dia de Lula à frente da Presidência do Brasil. O também italiano "La Reppublica" publicou uma entrevista com o ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, que chamou a decisão é "injusta e gravemente ofensiva".