Título: Sob chuva, posse é marcada por emoção
Autor: Jungblut, Cristiane ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 4

Primeira mulher a comandar o Brasil é ovacionada

BRASÍLIA. Apesar da chuva que atrapalhou parte do cerimonial da posse de Dilma Rousseff no Congresso e do número menor de presentes que na primeira posse do presidente Lula, em 2003, a solenidade de ontem emocionou os presentes. As autoridades destacaram a importância de o Brasil ter a primeira mulher presidente. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de mãos trêmulas, cantou com emoção o Hino Nacional.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi a autoridade internacional mais festejada no plenário. Chefes de estado, futuros e ex-ministros e integrantes da oposição disputaram a atenção de Dilma, ovacionada com gritos de "Dilma lá". Elevado ao estrelato antes da posse por pagar uma festa no motel com verba da Câmara, o ministro do Turismo Pedro Novais (PMDB-MA) era alvo de tapinhas nas costas e declarações de solidariedade. Sentou perto do cardeal arcebispo Dom José Freire Falcão.

Perguntado se estava ali para se confessar, ou pedir perdão, Novais riu e prometeu falar tudo sobre o caso na sua posse.

- Não vou me confessar, não.Tenho recebido piadas de todo tipo que você imaginar. Mas como naquela última frase do livro "O Guarani", tudo passa sobre a terra - disse Novais.

O primeiro que Dilma cumprimentou foi o deputado petista Arlindo Chinaglia. Houve cumprimentos efusivos para o ex-presidente do PT José Genoino. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, era o mais animado.

- Muito bem! Dilma, Dilma! - gritava, da plateia.

Depois do início da solenidade, a chuva parou. O aparato montado para a passagem de Dilma pela rampa foi reativado. Antes de deixar o Congresso, Dilma foi até o gabinete da Presidência do Senado, onde havia um camarim para que ela retocasse a maquiagem.

Assim que Dilma deixou o Congresso, militares da Aeronáutica que perfilaram, no Salão Negro, para que ela passasse, puderam relaxar e ver, do telão, a primeira revista à tropa da nova comandante das Forças Armadas. Sem dizer seus nomes, não esconderam a emoção. Um deles comentou, empolgado:

- Deu arrepio vendo ela cantar o Hino. Será legal.