Título: Acerto na escolha da cor
Autor: Jungblut, Cristiane ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 4

Mas Dilma peca ao usar vestido e casaco na posse

O branco pérola deu o tom da posse da presidente Dilma Rousseff. Se o vestido acompanhado pelo casaquinho não favoreceu sua silhueta, pelo menos a cor neutra se impôs como símbolo de sua intenção de governar para todos. Com um conjunto de pérolas discreto (colar, pulseira e brincos), um penteado que cairia melhor se fosse menos armado, mais natural.

A maquiagem foi correta: discreta e sem arroubos como convém a uma mulher que ocupa o cargo máximo de um país. A correntinha no pescoço estava muito apertada. Se fosse mais solta, daria leveza ao colo de Dilma, que acabou recusando propostas de estilistas consagrados permanecendo fiel a sua amiga, a estilista gaúcha Luisa Stadtlander, com quem convive há cerca de 20 anos. Foi Luisa quem fez o vestido de noiva do casamento de Paula Rousseff, filha de Dilma, como também o longo azul usado pela presidente na cerimônia matrimonial.

Dilma, que não queria deixar as pernas à mostra na cerimônia de posse, acabou cedendo e dispensou a calça comprida, traje que marcou toda a sua campanha. Mas a modelagem não lhe favoreceu. O casaco era largo demais, quadrado, não definindo a cintura e, assim, aumentando o volume da silhueta. A gola era grande demais, e o tecido texturizado, além de engordar, não harmonizou com a faixa presidencial. A melhor opção seria um tecido plano.

Bem, a elegância feminina não foi o forte da cerimônia. Na plateia, onde as mulheres se dividam entre tons claros e vermelhos totais, os equívocos eram muitos. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que compôs a mesa da solenidade, surpreendeu usando um modelo vermelho com uma overdose de informação que em nada lhe favorecia. Paula Rousseff tentou ser tão discreta para não ofuscar o brilho da mãe que acabou errando na dose: o modelo, escuro e monótono, acabou envelhecendo Paula. Mas uma coisa ficou evidente: o estilo Dilma já está desfilando pelo Planalto. Grandes golas com debruns em cores contrastantes, paletós com mangas 3/4, pérolas, casacos mais quadrados e escarpins de salto mais baixo.

Mas um dos destaques da cerimônia, que promete estar em todas as conversas daqui por diante, é, sem dúvida, Marcela Tedeschi Temer, a jovem mulher do vice-presidente Michel Temer. Bonita, bem feita de corpo, Marcela quase acertou. A saia de cintura alta rosa-seco usada com uma blusa café volumosa ressaltou o bumbum e marcou um pouco a barriga. Imaginem Marcela usando um modelito à la Carla Bruni! A trança lateral realçou os traços delicados de Marcela. Tudo indica que, com alguns ajustes, ela será o ícone da elegância do governo que se instala.