Título: Brasil e país são as palavras mais ditas
Autor:
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 8A

Durante discurso, Dilma cita Lula e fala em coragem e carinho

Brasil e país foram as palavras mais faladas pela presidente Dilma Rousseff durante o discurso de posse no Congresso, na tarde de ontem: foram 17 e 22 citações, respectivamente. Em seguida, apareceram brasileiros e brasileiras, com 16 citações cada. Já menções ao povo foram feitas 13 vezes no pronunciamento da petista. Mas o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ficou de fora: foram 8 citações a Lula e uma ao nome completo do ex-presidente, quando disse "darei continuidade ao maior processo de afirmação e consolidarei a obra transformadora de Luiz Inácio Lula da Silva".

Prometendo priorizar o combate à pobreza extrema, e afirmando que essa será a "luta mais obstinada" de seu governo, Dilma citou a palavra pobreza quatro vezes durante o discurso. Miséria apareceu seis. A presidente citou ainda várias vezes as palavras mulheres e mulher - quatro e seis, respectivamente.

Áreas consideradas prioritárias pelos brasileiros, como saúde, educação e segurança, também foram mencionadas no discurso. Educação teve cinco menções, assim como segurança. Saúde apareceu sete vezes no pronunciamento da presidente.

Dilma também falou várias vezes em desenvolvimento e investimento. Foram nove e oito citações, respectivamente. Durante a posse, a presidente citou ainda as palavras coragem - cinco vezes -, carinho - quatro - e vida, que quase foi tão dita quanto brasileiros e brasileiras: foram 14 citações.