Título: Cerimônia é destaque no mundo
Autor: Jungblut, Cristiane ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 10

As promessas de Dilma Rousseff de continuidade do governo Lula e combate à pobreza foram destaques nos principais meios de comunicação internacionais sobre a chegada da primeira mulher à Presidência do Brasil .

Nos Estados Unidos, o site do "New York Times" afirmou que milhares de admiradores enfrentaram chuva e vibraram quando Dilma apareceu no Rolls-Royce oficial escoltada por seguranças mulheres. O site do jornal destacou ainda o fato de a nova presidente ter prometido dar continuidade ao "sucesso econômico" de Lula. Anteontem, a versão on-line do jornal já havia publicado um artigo com o título "Nova líder brasileira começa à sombra do seu antecessor".

Já o "Washington Post" disse que a posse coroou uma trajetória de "tecnocrata e ex-rebelde marxista". O jornal enfatizou o crescimento econômico e político do país sob o comando de Lula.

No site da CNN, a posse recebeu destaque. Com o título "Brasil dá posse à primeira presidente mulher", informou que Dilma foi empossada em meio a aplausos e lágrimas.

No site da rede britânica BBC, a posse era a reportagem de maior destaque, ressaltando que Dilma "prometeu em seu discurso proteger os mais vulneráveis na sociedade brasileira e governar para todos".

"Dilma Rousseff, empossada como a primeira presidente do Brasil", publicou o espanhol "El País" na capa de seu site. O site do jornal também reproduziu trechos do discurso no Congresso. O francês "Le Monde" deu grande importância à troca de poder e citou os desafios que Dilma enfrentará e sua promessa de garantir a continuidade política, diplomática, econômica e social do governo Lula.

O italiano "Corriere della Sera" registrou a troca de governantes apenas ao mencionar que o governo italiano enviará carta à nova presidente pedindo revisão da decisão de Lula de não extraditar o ex-ativista Cesare Battisti.

Nos sites dos principais jornais da América Latina, a troca de poder apareceu como a matéria mais importante do dia. "Clarín" e "La Nación", da Argentina, mencionaram os detalhes da cerimônia. O chileno "La Tercera", o colombiano "El Tiempo" e o mexicano "El Universal" também.

Até mesmo a rede "Al Jazeera", do Qatar, registrou a cerimônia, que também apareceu ontem entre as principais matérias no buscador Google News.