Título: Dilma faz homenagem emocionada a Alencar
Autor: Jungblut, Cristiane ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 10

Vice de Lula, citado como "incansável lutador", foi impedido pelos médicos de comparecer à posse em Brasília

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Em dois discursos, no Congresso e no Parlatório, a presidente Dilma Rousseff prestou emocionada homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que permanece hospitalizado em São Paulo. Ao citar Alencar, Dilma foi muito aplaudida:

- Quero prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao lado do presidente Lula nesses oito anos: nosso querido vice-presidente José Alencar.

Dilma, que venceu um câncer, lembrou a luta de Alencar contra a doença:

- Que exemplo de coragem e amor à vida nos dá esse grande homem! E que parceria fizeram o presidente Lula e o vice José Alencar pelo Brasil e pelo nosso povo.

No hospital em São Paulo, Alencar, vestido de terno escuro e gravata amarela com detalhes em azul e vermelho, anunciou à imprensa que não poderia ir a Brasília. Chegou a mobilizar a segurança da Presidência e uma ambulância na porta do hospital, mas foi impedido pelos médicos.

- Só não fui porque não me deixaram ir. Eu estava pronto para sair. Disseram-me que seriam uma temeridade se eu saísse daqui - contou.

Alencar admitiu estar fraco:

- Não paro em pé. Estou me sentido fraco? Não. Estou exaurido. Não é brincadeira. As cirurgias por que passei e os medicamentos me exauriram.

Alencar luta contra um câncer no abdome desde 1997 e já passou por 17 cirurgias.