Título: No 1º domingo, agenda será internacional
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 11

BRASÍLIA. O primeiro domingo de Dilma Rousseff como presidente foi transformado em dia útil de trabalho. Sua agenda prevê compromissos internacionais: serão sete audiências bilaterais, cada uma com tempo previsto de 30 minutos, com chefes de governo e de Estado, incluindo até um ex-primeiro ministro.

Dilma começa o dia por volta das 9h recebendo a visita do príncipe Felipe de Astúrias. O primeiro compromisso seria com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mas ele acabou embarcando ontem para o seu país, logo depois da cerimônia de posse. Às 10h, ela conversará com o presidente do Uruguai, José Mujica, e depois com o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang- Sik.

Às 11h, a audiência será com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e, na sequência, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. O próximo compromisso é com o primeiro vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura. Essas duas autoridades foram recebidas por Lula no último dia de mandato. Por fim, Dilma conversa com o ex-primeiro ministro do Japão Taro Aso.

Se o roteiro for cumprido, Dilma encerra o expediente por volta das 12h. Já os auxiliares diretos não terão o mesmo descanso. Haverá transmissão de cargos de seis ministros hoje, começando às 10h com a Secretaria de Comunicação Social, a ser ocupada por Helena Chagas, e encerrando às 17h com a Secretaria-Geral da Presidência, assumida por Gilberto Carvalho.