Título: Erenice reaparece no Planalto
Autor:
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 12B

Ex-ministra envolvida em denúncias de lobby estava entre os convidados da posse

BRASÍLIA. Em sua primeira aparição pública desde que se afastou do comando da Casa Civil após denúncias de tráfico de influência, a ex-ministra Erenice Guerra ressurgiu ontem na ala dos convidados especiais do Palácio do Planalto para a cerimônia de transmissão da faixa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva para Dilma Rousseff. Acompanhada do marido, José Roberto Camargo, Erenice fez questão de ser notada pelas câmeras. Ela deixou o governo ainda durante a campanha eleitoral em função das denúncias de tráfico de influência, lobby e suborno.

Outra figura polêmica da Era Lula, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também ganhou lugar de destaque e foi um dos personagens mais populares na ala destinada aos membros do atual governo. Nome importante do Partido dos Trabalhadores, Dirceu, afastado em 2005 por causa do escândalo do mensalão, distribuiu abraços e beijos e posou para fotografias com outros convidados. Nas primeiras fileiras estavam os ex-ministros do governo Lula.

Apesar de estar na área dos convidados especiais, Erenice não tinha lugar marcado como os demais. Nas primeiras fileiras da sua ala estavam os comandantes das Forças Armadas, o novo secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que cochichava com a economista Maria da Conceição Tavares, e os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).