Título: Cid Gomes coordenará plano para o Nordeste
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 02/01/2011, O País, p. 24

OS NOVOS GOVERNADORES

Governador do Ceará reeleito diz que ideia é captar R$20 bilhões junto a bancos para projetos interestaduais

FORTALEZA. O governador reeleito do Ceará, Cid Gomes, (PSB) disse ontem, após tomar posse na Assembleia Legislativa, que sua expectativa é de que o governo da presidente Dilma Rousseff seja marcante e bata recordes de investimento no Nordeste. Cid anunciou que, a pedido da presidente, coordenará um "plano estruturante" para a região, ao lado dos governadores da Bahia, Jacques Wagner (PT), e de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

A ideia, segundo ele, é captar recursos da ordem de R$20 bilhões através do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico de Social (BNDES) para investimentos em projetos interestaduais .

Num discurso de 61 páginas, que ele leu durante a posse, Cid Gomes chamou Dilma de extraordinária mulher e disse que ela tem a grande responsabilidade de suceder "o maior e melhor presidente de toda a história do Brasil", referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

-Tenho a expectativa de que os primeiros quatro anos dela sejam de muito mais investimentos do que os quatro primeiros anos de Lula - disse Cid Gomes.

Segundo ele, Dilma tem repetido que deseja dar um olhar especial para a região por gratidão ao povo nordestino. O governador reeleito agradeceu ainda ao ex-presidente Lula por ter realizado sonhos dos cearenses ao citar obras feitas no estado em parceria com o governo federal.

Secretaria para Copa do Mundo será criada

Ao lado do vice, Domingos Filho (PMDB), que renunciou à presidência da Assembleia para ser empossado no novo cargo, Cid Gomes anunciou a criação de um plano permanente de repressão à violência, da controladoria geral das policias e de duas novas secretarias - a da Pesca e a da Copa do Mundo, já que Fortaleza será uma das subsedes do mundial em 2014.

O governador reeleito disse ainda que fará uma "lipoaspiração" em despesas de custeio, mas manterá em andamento todos os investimentos, que foram triplicados em sua última gestão. Gomes também disse que espera contar com o apoio da bancada de 46 deputados, dos quais tem o apoio de pelo menos 40.