Título: Maratona de encontros na estreia
Autor: Oliveira, Eliane; Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 03/01/2011, O País, p. 4

Dilma recebe sete autoridades estrangeiras

BRASÍLIA. Em seu primeiro dia de trabalho como presidente da República, Dilma Rousseff recebeu sete autoridades estrangeiras e tratou, em encontros bilaterais, dos mais variados assuntos: da expansão do plantio da soja com ajuda brasileira em Cuba até a licitação do trem de alta velocidade com o Japão. O novo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, classificou a agenda de Dilma ontem como uma "maratona". Foi meia hora de conversa, pelo menos, com cada um dos representantes de governo.

Todos os encontros foram reservados, e foi permitido apenas registro de imagens das reuniões. A presidente não deu entrevistas nem fez pronunciamentos ontem. Dilma chegou cedo ao Palácio do Planalto, às 9h30m, num domingo chuvoso, quando iniciou sua série de encontros. Do lado externo, operários desmontavam a estrutura e palanques da festa da posse de anteontem. Às 14h, a presidente já havia seguido para a Granja do Torto.

O príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, entregou uma carta do Rei Juan Carlos, da Espanha, a Dilma, desejando êxito em seu governo. Com o espanhol, a presidente tratou até de Olimpíadas. A reunião com o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang- Sik, foi considerada "bastante substantiva" por Patriota. Foi discutido o aprofundamento da parceira entre os dois países nas áreas de alta tecnologia, energia nuclear, petróleo e indústria naval.

O ex-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, tratou com a presidente sobre o trem de alta velocidade fabricado no seu país. Em abril, o Brasil fará licitação para instalação de uma unidade dessas para cumprir o trecho entre Rio e São Paulo. Dilma também agradeceu o acordo da Previdência aprovado no Japão, que beneficiará brasileiros que moram naquele país.

Já no encontro com primeiro vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura, Dilma falou sobre as obras do Porto Mariel, em Cuba, que tem a participação de construtoras brasileiras. Outros assuntos, foram a assistência brasileira para o plantio de soja em Cuba e a parceria entre o governo daquele país e o brasileiro para o atendimento médico no Haiti.

Indagado sobre a falta de agenda para receber a secretária Hillary Clinton, Patriota disse:

- Já havia uma agenda de encontros bilaterais. Foi negociado antes com a Embaixada Americana. Não houve nenhuma surpresa.

Única autoridade a conceder entrevista após encontro com Dilma, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse que a relação com o Brasil é uma "alta prioridade".