Título: Helena Chagas defende liberdade de imprensa
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 03/01/2011, O País, p. 10

Jornalista, que trabalhou na campanha de Dilma, assume a Secretaria de Comunicação

BRASÍLIA. A nova ministra da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a jornalista Helena Chagas, assumiu o cargo defendendo a liberdade de imprensa. Disse que continuará a política adotada por seu antecessor, Franklin Martins, de ter "critérios técnicos" para a publicidade oficial e valorização da mídia regional. Mas, como reconheceu o próprio Franklin, ela não comprará todas as brigas do antecessor e será mais "jeitosa" no trato com a mídia.

Os oito anos de mandato do ex-presidente Lula foram marcados por uma relação conflituosa entre o governo e a imprensa. Em diversas ocasiões, Lula criticou a atuação dos meios de comunicação, embora também tenha sempre defendido a importância da livre imprensa.

Helena, que foi responsável pelo contato da presidente Dilma Rousseff com a mídia durante a campanha, lembrou que a essência da profissão de jornalista é servir ao público:

- Comunicação social, num governo democrático, passará sempre pela rigorosa e intransigente liberdade de imprensa. Tivemos plena liberdade de imprensa no governo Lula e continuaremos a ter. Esse não é um assunto em questão.