Título: Turismo: ministro recebe explicações de secretário
Autor: Ribeiro, Marcelle; Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 10/01/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. O ministro do Turismo, Pedro Novais, reuniu-se no fim de semana com seu secretário-executivo, Frederico Silva da Costa, para receber explicações sobre as denúncias publicadas pela revista "Época" desta semana. De acordo com a reportagem, Costa está com os bens bloqueados desde fevereiro do ano passado, sob a acusação de desvio de recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

- Soube que o ministro conversou com o secretário-executivo neste fim de semana para que ele apresentasse suas explicações - confirmou o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), que patrocinou a indicação de Costa para o segundo cargo na hierarquia do Turismo.

Alves não soube informar, porém, se o ministro ficou satisfeito com as explicações ou se estuda afastá-lo do cargo. Segundo "Época", como coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Costa teria autorizado a liberação de um financiamento de R$13 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de uma rodovia em Goiás, a GO-507, que beneficiou o Rio Quente Resorts, que pertence à sua família.

A assessoria do Ministério do Turismo não retornou as ligações do GLOBO ontem. No sábado, em nota, o ministério alegou que a rodovia em Goiás havia sido construída a pedido do governo estadual, tendo em vista que a região de Rio Quente recebe anualmente 1,8 milhão de visitantes.