Título: McCain lamenta ataque
Autor: Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 10/01/2011, O Mundo, p. 20

Senador pelo Arizona pede punição máxima a autores do atentado

RIO. Em visita ao Rio, John McCain, senador republicano pelo Arizona, expressou profundo pesar pelo ataque contra a deputada democrata Gabrielle Giffords e pediu a máxima punição prevista em lei contra seus autores. Candidato derrotado por Barack Obama na disputa pela Presidência dos EUA de 2008, McCain disse não acreditar que o crime tenha motivações políticas, tendo sido cometido por ¿um indivíduo perturbado¿. A ex-governadora do Alasca Sarah Palin, candidata à vice-presidência na chapa de McCain e uma das líderes do movimento Tea Party, havia incluído Giffords na lista de políticos que o grupo deveria tentar remover do Congresso nas eleições legislativas de novembro.

¿ Tudo que sei é que este foi um ato de um indivíduo perturbado ¿ afirmou. ¿ Infelizmente, de tempos em tempos, vemos crimes cometidos por indivíduos assim. Claro que queremos saber quais foram seus motivos, mas ainda é cedo. A política americana sempre foi marcada por debates acirrados e acho que devemos limitá-los a nossas diferenças políticas e não às de personalidade.

McCain disse ter ficado chocado com o ataque. Sem entrar em detalhes, ele disse que devem ser tomadas medidas para ¿assegurar que este tipo de atrocidade nunca mais se repita¿.

¿ Quem quer que tenha feito isso, qualquer que seja suas razões, é uma desgraça para o Arizona, os EUA e a raça humana ¿ considerou. ¿ Eles merecem e receberão o desprezo de todas as pessoas decentes e a mais forte punição da lei.

McCain esteve no Rio como parte de uma visita de dois dias ao país para conhecer iniciativas na área de segurança pública. Na tarde de ontem ele sobrevoou de helicóptero a região do Morro do Alemão e depois seguiu para o Morro Dona Marta, onde conheceu as instalações da Unidade de Polícia Pacificadora local, a primeira implantada no Rio.