Título: Prefeituras baianas são invadidas
Autor: Freire, Flávio ; Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 11/01/2011, O País, p. 4

Sem-terra ameaçam ocupar mais de 50 até o fim da semana

ITAMARAJU (BA). As prefeituras dos municípios de Prado, Mucuri, Itamaraju e Itabela, todos no Sul da Bahia, estão ocupadas por 1,5 mil militantes do Movimento dos Sem Terra (MST) desde as 8h de ontem, como parte de uma mobilização que prevê a ocupação de mais de 50 prefeituras baianas até o fim desta semana.

As invasões ocorreram de forma pacífica, à exceção de Mucuri, onde, segundo a vereadora Justina Cruz (PMDB), o início da ação foi tumultuada, com tentativas de arrombamentos de portas em alguns departamentos. O MST está pedindo melhorias para assentamentos e acampamentos. Reclama que as reivindicações já vêm sendo feitas há mais de dois anos, e que nem 20% da demanda foram atendidos.

Em nota, os líderes do MST informaram que a intenção é manter a ocupação pelos próximos dias e anunciaram um balanço do movimento amanhã. Das quatro prefeituras, para onde os militantes levaram roupas, barracas e colchões, apenas a de Itamaraju manteve as atividades. As demais optaram por suspender o expediente. Há crianças e jovens entre os invasores.

¿ Dá para trabalhar, mas o barulho incomoda muito, sobretudo para quem trabalha com números ¿ reclamou André Luiz Ribeiro Rodrigues, da Secretaria de Patrimônio de Itamaraju, onde o MST fez uma roda de capoeira logo depois da invasão.

¿ Estamos nessa luta e não vamos desocupar enquanto não nos for dado um prazo e a garantia de que o que estamos pedindo será feito ¿ disse Evanildo Costa, dirigente estadual do MST.