Título: McCain trata de compra de caças com Dilma
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 11/01/2011, O País, p. 10

Ele e outro senador americano se reuniram ontem com a presidente no Planalto. Antes, estiveram com Jobim

BRASÍLIA. Os senadores John McCain e Johan Barrasso, ambos do Partido Republicano, reuniram-se ontem por meia hora com a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer, e, entre outros temas, trataram rapidamente da compra de 36 caças que o Brasil quer concluir este ano. Antes de se reunir com Dilma, os dois estiveram com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. McCain, ex-candidato à Presidência de seu país, disse que quando voltar aos Estados Unidos irá se empenhar para que o presidente Barack Obama e o Congresso concordem com a transferência de tecnologia para o Brasil, caso a aeronave escolhida seja a F/A-18 Super Hornet da norte-americana Boeing.

Em setembro de 2009, o então presidente Lula deu a entender que tinha predileção pelo avião Rafale, da francesa Dassault. A outra aeronave em disputa é o Gripen, da sueca Saab. Desde então, a novela se arrasta. Jobim afirmou, já neste ano, que a decisão deve sair no primeiro semestre. O problema do Rafale é o preço, considerado mais caro. Os americanos, por sua vez, não expressaram formalmente que concordam com a transferência de tecnologia, uma das principais reivindicações do Brasil.

- Conversamos sobre a venda dos caças. Há preocupação sobre transferência de tecnologia. Minha intenção é voltar aos Estados Unidos e deixar bem claro ao presidente e ao Congresso que é preciso esclarecer que haverá transferência completa de tecnologia caso o governo brasileiro decida adquirir os F/A-18 - disse McCain.

Embora tenha dito que não deseja afetar a decisão brasileira, McCain declarou que o F/A-18 é superior aos concorrentes.

Barrasso também tocou em um tema que agrada ao governo brasileiro. Ele disse que tanto ele quanto McCain são defensores do uso de biocombustível como energia limpa. Para ele, a questão do subsídio americano aos produtores locais, que usam milho para produzir o combustível, logo será analisado pela Organização Mundial do Comércio:

- O senador McCain e eu desaprovamos a política do governo americano sobre o assunto.

Diplomático, McCain não quis polemizar com Lula, que em dezembro defendeu a livre expressão do WikiLeaks. McCain defendeu que o site seja processado.

- Tenho certeza de que Lula não apoiaria a revelação de nomes que cooperaram com os militares americanos para combater a Al-Qaeda e colocar vidas em risco. Posso entender o ponto de vista de que talvez algumas informações diplomáticas possam ser conhecidas, mas não identidades das pessoas.

McCain afirmou que Dilma deve visitar os Estados Unidos em março, mas não disse a data.