Título: Procura por crédito cresceu 16,4%
Autor: Beck, Martha ; Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 11/01/2011, Economia, p. 19

O total de pessoas que procuraram crédito em 2010 cresceu 16,4% frente ao ano anterior, segundo indicador da Serasa Experian divulgado ontem. De acordo com o levantamento, a expansão foi impulsionada pelas condições favoráveis de crédito às pessoas físicas, pelo elevado grau de confiança dos consumidores e pelo bom momento no mercado de trabalho ¿ com a taxa de desemprego atingindo níveis recordes de baixa e com um avanço na formalização.

A diminuição da informalidade no mercado de trabalho beneficiou principalmente os indivíduos de baixa renda. Entre os que têm rendimento mensal abaixo de R$500, a busca por crédito cresceu 46,3%. ¿Os consumidores das camadas inferiores de rendimento mensal foram os que puxaram a alta da procura por crédito em 2010¿, afirma a Serasa Experian.

As recentes medidas adotadas pelo Banco Central, como o aumento do compulsório, e a possibilidade de alta nas taxas de juros a partir deste trimestre deverão fazer com que o ritmo de crescimento da demanda por crédito seja menor este ano, segundo a Serasa Experian.

Em 2009, por causa da crise financeira internacional, a demanda do consumidor por crédito recuou 1,2%. E em 2008, o avanço foi de 6,4%.