Título: Só dá petista
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 05/01/2011, O Globo, p. 2

Os partidos aliados não gostaram da fotografia da primeira reunião de coordenação do governo Dilma Rousseff. Ela reproduz o viés político do governo Lula. Nenhum ministro de partido aliado integra a coordenação, da qual participam seis petistas. O único aliado que faz parte do núcleo central do governo é o PMDB, por razão institucional, com o vice-presidente Michel Temer.

Tentando recompor a relação

Depois da crise gerada por causa da mudança na Secretaria de Atenção à Saúde, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) se comprometeu a consultar o PMDB antes de nomear o novo presidente da Funasa. Já é dado como certo que o atual presidente, Faustino Barbosa Lins Filho, não ficará no cargo. Padilha se reuniu na noite de anteontem com o deputado federal eleito Danilo Forte (PMDB-CE), que é ex-presidente da fundação. O clima entre Padilha e o líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), é péssimo. Hoje o ministro se reúne com diretores da Funasa, que vão apresentar a ele um plano de reestruturação.

O pessoal tem que aprender a dividir a gula" - Eliseu Padilha, deputado federal (PMDB-RS), sobre a disputa de cargos no governo entre o PMDB e o PT

Recado

Ao tomar posse, a ministra Ideli Salvatti (Pesca) avisou: "Por que produzir proteína de boi? Nós podemos, na Amazônia, produzir proteína de peixe, sem derrubar uma árvore". Foi só retórica ou prenúncio de uma nova política?

O espetáculo dos empossados

Os governadores eleitos, em todos os estados e de todos os partidos, costumam anunciar suspensão de pagamentos e revisão de contratos. O experiente deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) diz que esses anúncios são uma pirotecnia "primitiva". O tucano diz que eles não têm conteúdo político, mas expressa a necessidade dos eleitos de avisar aos fornecedores dos estados que "agora quem manda aqui sou eu".

De molho

O diplomata Marcelo Baumbach entrou de férias. Ele era o porta-voz do presidente Lula e não vai permanecer na função no governo Dilma. Sua substituição será formalizada daqui a 30 dias, quando ele se reapresentar ao Itamaraty.

No forno

Novo responsável, na Secretaria de Comunicação, pelo relacionamento do governo com a imprensa internacional, o diplomata Rodrigo Baena será o novo porta-voz da Presidência da República. Ele assume a função no mês que vem.

Profecia

O governador Marcelo Déda (SE) está entre os petistas que acham que haverá, em breve, mudanças no governo Dilma Rousseff. "Vai ter necessidade de ajustes. Este Ministério exprime o momento inicial do governo", prevê Déda.

SOB NOVA DIREÇÃO. A Fundação Casa de Rui Barbosa vai ter novo presidente. O cargo será ocupado no governo Dilma Rousseff pelo sociólogo e cientista político Emir Sader, um dos idealizadores do Fórum Social Mundial. Ele vai substituir o sociólogo e escritor José Almino de Alencar, nomeado para a função em janeiro de 2003. A instituição tem como tarefa a preservação e a reflexão sobre a cultura brasileira.

PEEMEDEBISTAS ironizam dizendo que o governo congelou as nomeações, mas não as exonerações. Foi publicada ontem a de Alberto Beltrame, do PMDB, da Secretaria de Atenção à Saúde.

SOBRE A GUERRA na base aliada, fala o presidente do PTB, Roberto Jefferson: "PT e PMDB precisam fazer terapia de grupo pra discutir a relação, e definir que tipo de aliados serão: parceiros ou inimigos íntimos".

MUDANÇA. O novo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente será Francisco Gaetani, que ocupava o mesmo cargo no Planejamento.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes