Título: TAM registra 60% de atrasos e cancelamentos
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 05/01/2011, Economia, p. 21

No 2º dia consecutivo de caos em aeroportos, 30% dos voos domésticos saíram mais de meia hora após o horário previsto

O AEROPORTO de Brasília enfrentou a pior situação, com 42,2% dos voos atrasados e 3,9% cancelados

RIO e SÃO PAULO. O mau tempo e o fluxo de passageiros na volta das festas de fim de ano provocaram nova onda de atrasos e cancelamentos de voos ontem, com quase 30% das partidas domésticas fora do horário e mais de 5% canceladas. Foi o segundo dia consecutivo de alto índice de atrasos nos aeroportos. A TAM exibiu os piores índices ontem: 59,6% dos 700 voos domésticos programados até as 19h tiveram atraso (51,3%) superior a 30 minutos ou foram cancelados (8,3%). Nas rotas internacionais, o desempenho foi pior, com 70,6% dos 34 voos atrasados ou cancelados. A média nacional para os voos com destinos no exterior foi de 30% de atraso e 5,7% de cancelamentos.

Diante dos problemas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai estender a operação especial de fim de ano até sexta-feira. Iniciada em 17 de dezembro e prevista para terminar na segunda-feira passada, a operação abrange Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Brasília e prevê reforço da fiscalização ao atendimento aos usuários por parte das empresas.

TAM diz que tempo ruim prejudicou operações

Os atrasos da TAM causaram tumulto em aeroportos, como no de Vitória, onde passageiros esperaram mais de cinco horas para voltar para casa. Entre os maiores hubs (centros de distribuição de voos), o Aeroporto de Brasília foi o que enfrentou a situação mais complicada, com 42,2% de voos atrasados e 3,9% de cancelamentos até as 19h.

Em Guarulhos, o índice de atrasos foi de 37% (66 de 178 voos), e no Galeão, de 34,5% (38 de 110 voos). Os cancelamentos ficaram em 2,8% e 3,6%, respectivamente. Em Congonhas, os atrasos somaram 45 dos 200 voos (22,5%), e os cancelamentos, 33 voos, ou 16,5%. No Santos Dumont, 16% foram cancelados e 15%, atrasaram.

Em nota, a TAM disse que "um conjunto de fatores dificultou a operação na volta do feriado, provocando atrasos acima dos níveis usuais desde o dia 2". "Houve interrupções pontuais das operações em alguns aeroportos, devido à meteorologia, prejudicando conexões - inclusive internacionais - e levando a companhia a fazer ajustes em sua malha aérea, em período de grande demanda".

Em Curitiba, a empresa se viu forçada a lidar com problemas técnicos, sem relação com o clima. Na segunda-feira à noite, um Airbus 320 teve de ser rebocado da pista até o finger, após aterrissar no Aeroporto Internacional Afonso Pena. O avião, com 71 passageiros, saiu de Londrina às 20h50m e pousou em Curitiba às 22h37m. Embora o voo tenha durado o dobro do habitual, a TAM negou que o piloto tenha permanecido no ar para queimar combustível e fazer um pouso seguro.

A Webjet apresentou índices piores que a média ontem. Foram 43% de atrasos, ou 43 voos dos 114 programados até 19h. A empresa atribuiu os atrasos a "problemas meteorológicos".

Trabalhadores e empregados do setor se preparam para negociações. No dia 29, aeronautas e aeroviários apresentaram proposta de alta de 10% dos salários. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias oferecera 8%. Segundo fontes sindicais, o movimento grevista perdeu fôlego e há disposição de negociar. A próxima reunião deve acontecer até dia 12 deste mês.

COLABOROU Wagner Gomes