Título: Promessa de valorizar Arquivo
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 06/01/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem que, quando viajar ao Rio, pretende despachar de uma das salas do Arquivo Nacional. Numa entrevista ao programa "3 x 1", da TV Brasil, Cardozo disse ainda que vai sugerir à presidente Dilma Rousseff que também use as depedências do Arquivo para despachos oficiais quando estiver no Rio. Com a reforma da estrutura administrativa, o Arquivo Nacional será transferido da Casa Civil para o Ministério da Justiça. A mudança está provocando forte reação entre os servidores da instituição.

- Isso tem um efeito simbólico do ponto de vista de mostrar que o Ministério da Justiça tratará o Arquivo Nacional com relevância. Inclusive vou oferecer à presidente Dilma Rousseff para, quando for ao Rio, despachar no Arquivo Nacional - disse Cardozo.

A transferência do Arquivo Nacional da Casa Civil para o Ministério da Justiça foi anunciada na semana passada, na fase final do governo de transição. A decisão do governo provocou forte reação entre servidores da instituição. Na terça-feira, pelo menos 1.500 pessoas já tinham assinado um manifesto contra a mudança. Para os servidores, o retorno do Arquivo Nacional ao ministério resultará em desprestígio da instituição. No Arquivo Nacional está guardado importante acervo da História do país, inclusive documentos sigilosos produzidos durante a ditadura militar.