Título: Para especialistas, avanço
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/01/2011, O País, p. 13

A nova resolução do CFM para procedimentos em reprodução humana foi considerada um avanço por especialistas da área. A resolução anterior, a única já feita sobre o tema, era de 1992 e, segundo médicos, estava defasada.

Gabriel Oselka, professor da USP e coordenador do Centro de Bioética do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, aprova a resolução:

- Nesses últimos 19 anos houve um grande avanço no que diz respeito a novas técnicas de reprodução humana e na discussão da bioética. A primeira resolução foi de grande importância, mas já estava mais no que na hora de atualizá-la.

Ele também elogiou a permissão para que casais homossexuais e solteiros possam recorrer às técnicas de fertilização in vitro - a prática já era comum em muitas clínicas, mesmo sem a regulamentação.

O médico Waldemar Naves do Amaral, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, disse que a nova resolução avança principalmente em três aspectos: limitar o número de embriões para implantes (o que reduz o risco de gravidez de gêmeos); autorizar homossexuais e solteiros a usar os recursos e tratar de temas como redução embrionária e escolha do sexo.

- Acho que chegamos a um texto que trata da maioria das questões relacionadas, hoje, à reprodução assistida - disse.