Título: UPP avança pela Zona Norte
Autor: Costa, Ana Cláudia
Fonte: O Globo, 06/01/2011, Rio, p. 14

Bope começa hoje a ocupar quatro favelas vizinhas ao Morro dos Macacos

OBatalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vai dar, na manhã de hoje, o pontapé inicial para a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nos morros do Quieto, do Sampaio, da Matriz e São João, que ficam nos bairros de Engenho Novo, Sampaio e Riachuelo. As favelas ficam juntas ao Morro dos Macacos, que antes da pacificação era dominado por uma facção rival. O anúncio foi feito ontem pelo governador Sérgio Cabral durante a inauguração da primeira agência bancária na Cidade de Deus. Consolidada a UPP nessas comunidades, a previsão é de que, ainda neste semestre, os morros do Encontro e da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcellos, ao longo da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, sejam pacificados. Hoje há 13 UPPs inauguradas.

- É uma alegria para mim ver a UPP chegar a essa região. Viraremos para o lado do Engenho de Dentro. Eu nasci no Engenho Novo, ali perto. É bom saber que o povo daquela região começa, a partir de amanhã, a ter sua UPP instalada. Começamos com Macacos e viramos para o Engenho Novo. Vamos virar para o outro lado, mas não posso falar tanto porque o artilheiro é o Beltrame - disse o governador.

Projeto começou pela Zona Sul

A instalação da 14ª UPP no Rio segue o cronograma da Secretaria de Segurança. Após livrar do tráfico a maioria das favelas da Zona Sul, a pacificação seguiu rumo ao Centro (Morro da Providência) e, depois, chegou às comunidades da Tijuca e arredores. Ainda faltam, no cronograma do governo, instalar unidades nos morros da Mangueira e do São Carlos, no Estácio. Em direção ao Engenho de Dentro, onde fica o Engenhão, estão favelas como Cachoeira, Encontro, do Amor e Camarista Méier. No eixo entre a Zona Sul e os complexos do Alemão e da Penha - que foram retomados no fim do ano passado, antes do previsto no planejamento da Secretaria de Segurança - ainda há favelas importantes sob o domínio do tráfico como a do Jacarezinho, de Manguinhos e até mesmo o Complexo da Maré.

A partir de hoje as equipes do Bope circularão nesses morros, que ficam às margens da Avenida Marechal Rondon e da Rua Barão de Bom Retiro, principais acessos da Zona Norte ao Centro. Um ônibus munido com câmeras capazes de captar imagens a uma distância de três quilômetros ficará nas favelas para fazer o mapeamento da região. A presença do Bope vai preceder a inauguração da UPP, que ainda não tem data ou mesmo sede definida.

Apesar do aparato, o comandante do Bope, tenente-coronel René Alonso, disse que não espera enfrentamento com o tráfico quando as patrulhas chegarem. O comandante explicou que, quando a polícia ocupou o Morro dos Macacos para a implantação da UPP, o Bope fez diversas operações nos morros da Matriz e São João, que ficam do outro lado do maciço, apreendendo drogas.

- Já fizemos várias incursões nessa região e acredito que não haverá confrontos ou resistência. Apesar de tudo vamos preparados porque uma operação de ocupação é sempre uma operação de ocupação - disse o tenente-coronel.

Foi do alto do Morro São João, que traficantes da maior facção criminosa do Rio de Janeiro derrubaram o helicóptero Fênix 3 da Polícia Militar em outubro de 2009, durante uma guerra com traficantes rivais do Morro dos Macacos. Na ocasião, dois cabos e um soldado da PM que estavam a bordo da aeronave morreram. O piloto e o co-piloto ficaram feridos. Após derrubarem o helicóptero, traficantes atearam fogo em vários ônibus para dar fuga ao traficante Fabiano Atanázio, o FB, que chefiou a invasão ao Morro dos Macacos.

Em outubro do ano passado, um ano após a queda da aeronave, o governo do estado iniciou o processo de pacificação na região. O primeiro morro a ser contemplado foi o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, alvo da cobiça de traficantes da maior facção criminosa do Rio. A UPP do Morro dos Macacos foi inaugurada no final de novembro do ano passado, em meio à ocupação dos complexos da Penha e Alemão pelas forças de segurança. Nessas favelas se escondiam traficantes que lideraram a invasão o Morro dos Macacos e atiraram no helicóptero da PM.

Em sua posse, no primeiro dia do mês, o governador Sérgio Cabral anunciou que, até 2014, todas as favelas serão pacificadas. Dados da Secretaria de Segurança apontam que 140 comunidades receberão UPPs no estado.

Até o momento, já foram instaladas UPPs nos morros Santa Marta, Batan, Cidade de Deus, Tabajaras, Pavão/Pavãozinho e Cantagalo, Chapéu Mangueira e Babilônia, Providência, Borel, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Turano e Morro dos Macacos. No Macacos, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, foi pessoalmente hastear a bandeira do Brasil e do Bope quando o morro foi totalmente tomado dos traficantes.