Título: Livre da investigação no TCU
Autor: Rothenburg, denise
Fonte: Correio Braziliense, 22/07/2009, Política, p. 3

Ex-secretário-geral do Senado, ministro do tribunal exclui de processo servidora lotada na Presidência da Casa

Denise Rothenburg

Breno Fortes/CB/D.A Press - 14/3/07 Carreiro levou o caso ao procurador no TCU, que concordou com ação

Ajornalista Elga Maria Teixeira Lopes, lotada na Presidência do Senado, não precisa mais se preocupar com a investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o trabalho de consultoria que prestou a campanhas eleitorais. Ela foi excluída do processo este mês pelo plenário do Tribunal. A decisão foi tomada pelo ministro relator, Raimundo Carreiro, que, antes de ser nomeado (1)para o TCU, era secretário-geral da Mesa Diretora do Senado, cargo que ocupou por 12 anos a partir de 1995, quando José Sarney presidiu a Casa pela primeira vez.

Carreiro pediu a exclusão com base nos documentos levados pela própria Elga para atestar que em todos os períodos em que prestou os trabalhos de consultoria divulgados pela imprensa, ela estava de férias. O relatório do ministro diz que em 2006, quando Elga trabalhou para a Take Comunicação e Marketing, ela estava de férias no Senado, ¿consonante com a Declaração 103/2009 prestada pelo chefe do serviço de Direitos e Deveres da Secretaria de Recursos Humanos do Senado¿.

Em relação aos serviços prestados a Omar Aziz, ¿os documentos fornecidos pela interessada, extraídos do sítio do TSE na internet, informam as datas 3/10/2008, 18/08/2008 e 3/9/2008¿. O serviço de recursos humanos do Senado informou ao ministro que ¿a servidora gozou férias em 2008 nos períodos de 18/08/2008 (exercício de 2007) a 17/09/2008, 24/9/2008 a 3/10/2008, e 20/10/2008 a 8/11/2008 (exercício 2008). Logo, aqui também não se verifica a apontada irregularidade¿, diz o texto do relator, levado ao plenário. Além de Aziz, Elga teria trabalhado nas campanhas de José Sarney (PMDB), Roseana Sarney (PMDB) e Delcídio Amaral (PT), em 2006, e João Paulo (PT), em 2004.

Carreiro poderia ter decidido sozinho, mas, para se cercar de cuidados, levou o assunto ao procurador do Ministério Público no TCU Marinus Marsico, que também concordou com a exclusão de Elga do processo. Na mesma folha em que acolheu o pedido de Elga, o procurador aproveitou para pedir a inclusão de mais dois servidores no processo, Amaury de Jesus Machado e Solange Amorelli, que apareceram no noticiário no fim de junho.

Desvio de função

Amaury de Jesus Machado, conhecido como ¿Secreta¿, foi citado como um caso suspeito de desvio de função, e apareceu como mordomo da ex-senadora Roseana Sarney. Na época, ela divulgou uma nota dizendo que nunca houve mordomo em sua casa. Solange, por sua vez, trabalhava no gabinete da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), mas casou-se com um diretor do Banco Mundial e mudou-se para os Estados Unidos. As reportagens mostraram que ela continuou recebendo salário do Senado, mesmo morando quase dois anos em Bethesda, cidade-satélite de Washington, DC.

O ministro Carreiro agora se prepara para levar em breve ao pleno do tribunal o caso desses dois funcionários junto ao de Luciana Cardoso, filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que era lotada no gabinete do senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Na época em que seu nome veio a público, Luciana declarou que trabalhava em casa e que o Senado era ¿uma bagunça¿.

1 - INDICAÇÃO Um terço ds ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) é escolhido pelo presidente da República, sendo dois alternadamente entre auditores e membros do Ministério Público no órgão; e dois terços pelo Congresso, sendo um terço pelo Senado e outro pela Câmara, que tem no tribunal um órgão auxiliar. Raimundo Carreiro chegou ao TCU por indicação dos senadores.

Faça seu comentário sobre este assunto na reportagem publicada no site do Correio

Personagem da notícia Disputa com Agaciel

O ministro do Tribunal de Contas da União Raimundo Carreiro, 62 anos, ganhou por sorteio a relatoria de todos os processos relativos ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados no biênio 2009/2010. Para o presidente do Senado, José Sarney, o fato de Carreiro ficar responsável pelo Poder Legislativo, área que caiu nas mãos dele por sorteio, pode ser comparado a um prêmio da mega-sena. Carreiro trabalhou 38 anos no Senado. É maranhense como Sarney. Ocupou a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado por 12 anos, de 1995, quando Sarney assumiu pela primeira vez a Presidência do Senado. Ficou no cargo até fevereiro de 2007, quando foi para o TCU.

Carreiro nunca foi dos melhores amigos do ex-diretor-geral Agaciel Maia, embora, sua mulher tenha trabalhado na Diretoria-Geral. Eram áreas diferentes, a Legislativa e a administrativa. Em certas épocas, houve até mesmo uma disputa velada sobre quem era mais importante para o Senado, os servidores da área legislativa e seus consultores ou a turma da administração, chefiada por Agaciel. Como os dois nunca foram nem amigos e nem inimigos, Carreiro não se considerou impedido de analisar as contas e auditorias do Senado no TCU e já avisou a amigos que ficará com o que a lei determinar. Seja para o bem ou para o mal, é com ele que está a bola. (DR)