Título: Ministra chora ao citar Lula e Celso Daniel
Autor: Alvarez, Regina; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 04/01/2011, O País, p. 3

BRASÍLIA. Apontada como "durona" pelos colegas, a ministra Miriam Belchior chorou quando, no discurso de posse, mencionou Lula e o ex-marido Celso Daniel, ex-prefeito de São André assassinado em 2002. Miriam disse que, se Daniel estivesse vivo, talvez ocupasse o cargo que ela assumia naquele momento.

- Quero lembrar uma pessoa muito querida, que não teve a oportunidade de participar do governo Lula, mas cujo legado administrativo e intelectual impregnou cada passo que dei no governo e continuará me influenciando. O cargo que ocuparei talvez tivesse sido ocupado por ele no governo Lula. Obrigada, Celso Daniel - disse, enxugando as lágrimas com um lencinho.

A ligação com Daniel impediu que ela assumisse a Casa Civil quando Erenice Guerra foi demitida, no segundo semestre do ano passado. Havia o temor de que sua nomeação relembrasse o assassinato do ex-prefeito. Ontem, em entrevista, a ministra admitiu que isso "pesou":

- Era um momento diferenciado, de período eleitoral, onde nem sempre as críticas, as acusações são feitas de maneira responsável.

Ela agradeceu à presidente Dilma pela "confiança depositada" e destinou agradecimento especial ao ex-presidente Lula:

- Ele vai continuar nos guiando. Obrigada, meu sempre presidente Lula.