Título: Gastos serão tema da primeira reunião com ministros, dia 14
Autor: Alvarez, Regina; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 04/01/2011, O País, p. 3

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff fará a primeira reunião ministerial no próximo dia 14, quando dará orientação à equipe para unificar discurso e comportamento, especialmente em relação aos gastos. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fará uma exposição sobre conjuntura econômica no mundo e os reflexos na economia brasileira.

- Haverá uma orientação a ministras e ministros, já que muitos estão tendo a primeira oportunidade de ocupar um cargo desta ordem - disse o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio.

No primeiro dia útil de trabalho no Planalto, Dilma começou a mostrar seu estilo. A agenda seguiu horários anunciados, com poucos minutos de atraso. Ela chegou às 9h e não teve eventos públicos. Almoçou em seu gabinete e dispensou o tradutor em boa parte da conversa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon.

Na conversa, Dilma disse que, a partir de fevereiro, quando o Brasil assume a presidência do Conselho de Segurança da ONU, pretende discutir segurança e desenvolvimento. Ki-Moon felicitou o Brasil pelo papel no Haiti.

Os sofás vermelhos do gabinete do ex-presidente Lula foram trocados por pretos. Dilma recebeu os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Antonio Palocci (Casa Civil). À tarde, os presidentes da Câmara, Marco Maia, do Senado, José Sarney, e do Supremo Tribunal Federal, o ministro Cezar Peluso.