Título: Mercadante promete otimizar recursos
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 04/01/2011, O País, p. 10

Ministro defende maior investimento na área de Ciência e Tecnologia

BRASÍLIA. O novo ministro da Ciência e Tecnologia, o petista Aloizio Mercadante, assumiu ontem o cargo disposto a mostrar que não ficou desapontado com a nomeação, embora sua expectativa fosse ficar no comando do Ministério da Educação. Num pronunciamento de quase 40 páginas, ele defendeu parcerias com colegas de Esplanada, para garantir que o Brasil seja o primeiro país tropical desenvolvido do planeta. Para isso, considera fundamental que os investimentos em Ciência e Tecnologia, que hoje representam 1,25% do Produto Interno Bruto (PIB), aumentem e cheguem à casa dos 2% a 2,5% na próxima década. O orçamento anual da pasta é de cerca de R$7 bilhões.

Mercadante admite que a meta é ambiciosa, especialmente diante da perspectiva de ajuste fiscal prevista pela equipe econômica para este ano. Todo seu esforço será para "otimizar o uso dos recursos disponíveis":

- Se quisermos que os investimentos do setor cheguem a 1,53% (do PIB) em quatro anos, o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia teria de crescer 10% ao ano.

Na avaliação de Mercadante, a sustentabilidade ambiental é o primeiro grande desafio do país. O ministro destacou também que terá de dar prioridade à formação de recursos humanos, auxiliada pela inclusão digital. Ele anunciou que pretende estimular a repatriação de talentos.