Título: Posse de Bezerra sem Ciro
Autor:
Fonte: O Globo, 04/01/2011, O País, p. 12

Eduardo Campos nega insatisfação no PSB

BRASÍLIA. Ao assumir ontem o Ministério da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, demonstrou cuidado para evitar desgaste com os demais aliados na composição do segundo escalão. O partido herdou a pasta que estava com o PMDB. Na tentativa de conter o clima de crise na base aliada, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, negou que haja insatisfação entre os deputados do seu partido não contemplados com cargo no primeiro escalão.

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), convidado por Dilma para a Integração Nacional, não prestigiou a posse do colega de partido. Responsável pela indicação de Bezerra, Eduardo Campos garantiu que o PSB está solidário ao governo Dilma, e que não há disputa por cargos de 2º escalão. Ele minimizou o fato de poucos deputados do PSB terem prestigiado a posse.

- Em oito anos de governo Lula, nunca fizemos política por conta deste ou daquele cargo. Compreendemos que é possível fazer política de outra forma. Esses cargos (do segundo escalão) são assuntos da presidente e dos ministros. Da parte do PSB, a formação de equipe está superada - disse Campos.

Fernando Bezerra, fazendo a política da boa vizinhança com o PMDB, disse que irá ouvir o PMDB do RN para a escolha do novo diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). Mas avisou que a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) será indicada pelo PSB do Piauí.

O novo ministro afirmou que, além das obras da ferrovia Transnordestina e da transposição do Rio São Francisco, pretende priorizar a agricultura de irrigação e o desenvolvimento do semi-árido nordestino. Para isso, irá criar mais uma secretaria, a de Irrigação, e dar novo papel à Sudam e à Sudene.

Além de Eduardo Campos, outros três governadores do Nordeste estiveram na posse: Teotônio Vilela (PSDB-AL), Cid Gomes (PSB-CE), Jaques Wagner (PT-BA) e Marcelo Déda (PT-SE).