Título: Arma contra a inflação
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 09/01/2011, Economia, p. 31

Importados ajudam a conter preços internos

O crescimento das importações pode ter efeitos negativos sobre a balança comercial, mas ajuda a reduzir as pressões sobre a inflação em um momento em que o novo governo se arma para brigar com um fantasma que estava adormecido. O vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, aponta essa como uma das razões para a equipe econômica "ter permitido" que o câmbio se mantivesse apreciado nos últimos anos.

Com a economia aquecida e mais consumidores no mercado, quanto maior a concorrência, menores os preços. As importações ajudam a atender a demanda criada no mercado interno pelo crescimento econômico com aumento da renda e do emprego. Técnicos do governo reconhecem que a queda do dólar contribui para manter a inflação sob controle.

- Mas é difícil saber o que pode acontecer no cenário hoje. Você não consegue captar o impacto da importação de alimentos e sabemos que o impacto da apreciação do real não tem efeito grande sobre os custos das empresas - disse um integrante da equipe econômica.

As compras no exterior bateram recorde em 2010 e derrubaram o saldo da balança em quase 20% frente a 2009. (Vivian Oswald)