Título: Sem cama redonda e espelho no teto
Autor: Almeida, Cássia; Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 12/01/2011, Economia, p. 21

Motéis se adaptam para atender demanda de turismo de negócios

Com a falta de hotéis de baixo custo em algumas áreas da cidade, os motéis estão se adaptando para atender a uma demanda crescente no Rio. Estão buscando no mercado corporativo um novo perfil de hóspede. São, em geral, técnicos envolvidos em obras na cidade ou funcionários de empresas da área de navegação e petróleo que mantêm negócios no Rio.

No Hotel Serramar, no Itanhangá, um bloco inteiro de três andares com 35 quartos foi adaptado para receber esse novo tipo de hóspede. No lugar de espelho no teto e cama redonda, os quartos têm agora duas camas de solteiro. Até o letreiro, na entrada do estabelecimento, mudou, com a substituição do M pelo H, embora o outro bloco do Serramar ainda funcione como motel.

O alemão Bruno Stollenwerk, gerente de operações de uma empresa de navegação, é frequentador assíduo da ala repaginada do Serramar. Ele mora em Vitória e fica em média uma semana por mês no hotel, pois sua empresa tem escritório na Barra da Tijuca.

¿ Sai mais barato que alugar um apartamento ¿ diz ele, que paga R$99 a diária.

Segundo Secundino Suarez, administrador do Serramar, a tendência é que outros motéis sigam o exemplo, com a proximidade das Olimpíadas. (Danielle Nogueira)