Título: Do Planalto para o sambódromo
Autor: Abos, Márcia
Fonte: O Globo, 13/01/2011, O País, p. 10

Lula é convidado para desfilar na Tom Maior, em SP

SÃO PAULO. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser destaque no desfile das escolas de samba de São Paulo neste carnaval. Convidado pela direção da escola Tom Maior, cujo enredo é uma homenagem à cidade de São Bernardo do Campo, palco de sua militância sindical, Lula deve atravessar o sambódromo no último carro alegórico acompanhado do ex-ministro e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Os dirigentes deixaram a cargo do ex-presidente a escolha do figurino, desde que seja vermelho, e de seus acompanhantes.

Lula, no entanto, ainda não confirmou presença oficialmente, o que só deve fazer na próxima semana, quando volta para casa depois de duas semanas de descanso no Guarujá, com a família. O presidente da agremiação, Marco Antônio da Silva, no entanto, disse já ter recebido a confirmação da presença de Lula em conversas com um filho do ex-presidente, Marcos Lula, e com o cantor e vice-prefeito do município do ABC paulista, Frank Aguiar.

- Lula vai desfilar no último carro como ele mesmo. Demos a ele a liberdade para se vestir como quiser. A única exigência é que esteja de vermelho. O ex-presidente também pode convidar quem quiser para estar com ele no carro - disse Marco Antônio da Silva, completando que haverá ainda mais uma homenagem a Lula no desfile, representada pela ala "Lula-lá", na qual todos estarão vestidos de macacão vermelho, capacete e faixa presidencial, uma referência ao operário que chegou à Presidência.

A assessora especial do ex-presidente, Clara Ant, disse não ter conhecimento do convite da Tom Maior. Frank Aguiar, presidente em exercício de São Bernardo, cobrindo férias de Luiz Marinho, contou que recebeu representantes da Tom Maior no gabinete da prefeitura no último dia 3, quando foi feito o convite. Ele falou com Lula no mesmo dia. O ex-presidente recebeu a notícia com alegria, mas preferiu deixar para confirmar sua participação quando voltar do litoral.

- No dia em que Lula viajou, falei com ele sobre o desfile. Ele me pediu que recebesse o convite da escola em seu lugar. Ficou muito feliz com a homenagem, mesmo dizendo que nunca desfilou antes. Pelo jeito que falou comigo, só faltou dizer: "Eu vou". Acredito que ele vai aceitar, até porque não há protocolo que o impeça de desfilar - disse Frank Aguiar.

Na próxima semana, Lula deve voltar para São Bernardo e fará uma visita a Luiz Marinho e a Frank Aguiar na prefeitura. Aguiar disse que será nesta ocasião que Marinho fará oficialmente o convite da escola de samba.