Título: Umidade recorde em 2010
Autor: Baima, Cesar
Fonte: O Globo, 14/01/2011, Ciência, p. 27

Além de mais quente, 2010 foi o ano mais úmido e chuvoso da história, desde que a medição começou em 1850. Novas pesquisas confirmam 2010 como um dos anos mais extraordinários para a climatologia, devido às grandes tempestades de neve nos Estados Unidos e na Europa, de um verão com ondas de calor que incendiaram a Rússia e de enchentes devastadoras em Paquistão, Austrália, Califórnia e Tennessee. Além disso, recifes de corais foram destruídos e a tendência de aquecimento continua este ano.

Segundo estudo da Nasa e da Agência Nacional de Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA, na sigla em inglês), a temperatura em 2010 empatou com a de 2005, e este foi o 34º ano seguido em que a temperatura global esteve acima da média do século XX: exatamente 0,62 grau Celsius. O nível de calor terrestre ficou 0,96C acima da média do século passado e o índice registrado à superfície dos oceanos ultrapassou essa média em 0,49C.

A última década teve ainda nove dos dez anos mais quentes. O recorde de 2010 assusta, principalmente porque o segundo semestre foi marcado pela passagem de La Niña, com temperaturas mais amenas. Para especialistas, a culpa do aquecimento é das crescentes emissões de carbono na atmosfera, 40% maior desde a Revolução Industrial.

¿ O clima continua sofrendo a influência dos gases-estufa ¿ diz David Easterling, do Centro Nacional de Dados Climáticos da NOAA.