Título: Novo estilo no Planalto
Autor: Gois, Chico de ; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 15/01/2011, O País, p. 3
Dilma descarta propostas mirabolantes e cobra trabalho conjunto, com metas comuns e realistas
BRASÍLIA. Mais técnica e mais rígida que o ex-presidente Lula nas cobranças, a presidente Dilma Rousseff foi dura ao dizer não para projetos mirabolantes apresentados por alguns ministros ontem, na primeira reunião ministerial de seu governo. Com todo mundo "querendo mostrar serviço", como contou um dos presentes, Dilma foi muito direta ao cortar os que se revelaram fora do tom dado na reunião: todos devem trabalhar com coordenação e planejamento, com metas comuns e realistas.
Outra coisa que chamou a atenção dos presentes é que as ministras mulheres falaram mais que os colegas homens. Dilma mostrou desconforto, na reunião, com a tragédia provocada pelas chuvas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ela, segundo os presentes, ficou fortemente impressionada e determinou que tudo o que estiver ao alcance do governo para atender as vítimas seja feito com a maior rapidez.
- A diferença principal entre Dilma e Lula é que a presidente teve um comportamento mais técnico. Mas se mostrou muito leve, mesmo nos momentos em que teve de ser dura e dizer não quando alguns ministros começaram a fazer propostas esdrúxulas - contou um dos ministros.
Logo no início da reunião houve o momento classificado de "escolinha do professor Palocci". Coube ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, passar a orientação geral de ética e intransigência total com abusos no cargo, inclusive tráfico de influência e uso indevido dos cartões corporativos. Com atenção especial aos novos ministros, Palocci entregou a todos uma pasta com cópias de todas as leis que regem o serviço público e visam a garantir a moralidade na gestão pública.
Palocci tirou dúvidas sobre várias questões suscitadas por novos ministros: o que pode e o que não pode, prazos para entrega de documentação na Controladoria Geral da União (CGU) e outras regras.
- Muitos dos ministros novos encaminharam perguntas com dúvidas de como deveriam se comportar. O ministro Palocci foi muito claro, como um professor - contou outro ministro.
Sério em público, Palocci foi o que mais brincou e fez piadas na reunião.
- Como agora temos uma mulher presidente da República, todos os ministros homens vão ter que ter codinomes femininos - brincou Palocci.
Um dos momentos de maior descontração foi quando todos os ministros começaram a elogiar a beleza de Dilma na foto oficial divulgada ontem. Dilma gostou dos elogios. Depois que Dilma e os ministros da área econômica falaram, os demais tiveram que se inscrever. E quem falou mais?
- As ministras mulheres, lógico! A Ideli? Hummm! - alfinetou um colega que se absteve de falar e só ouviu.
Como este será o primeiro 8 de Março com uma mulher na Presidência, ficou combinado que a comemoração do Dia da Mulher este ano será especial.
Outro destaque da reunião, segundo os presentes, foi o ministro do Turismo, Pedro Novais. Meio tenso, em vez de fazer uma exposição de sua pasta, ele leu um longo discurso, com o que pretende fazer nos primeiros 120 dias, listando cada ação, com prazos.
- Ninguém riu, mas Dilma ficou olhando com uma cara enfadonha - disse um ministro.