Título: Passo a passo para fazer o Sisu
Autor: Gomes, Rodrigo ; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 15/01/2011, O País, p. 12

PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ABRE SUAS INSCRIÇÕES AMANHÃ, ÀS 6H. SÃO 83 MIL VAGAS ESPALHADAS POR 83 INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. EM RELAÇÃO A 2010, SUA PRIMEIRA VEZ, HOUVE UM CRESCIMENTO DE 77%. CONFIRA ABAIXO UM PASSO A PASSO SOBRE COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO NO SISTEMA, QUAIS AS REGRAS DE FUNCIONAMENTO E AS OPORTUNIDADES QUE AINDA ESTÃO POR VIR:

INTERNET: As inscrições podem ser feitas entre amanhã e terça-feira, na página do Sisu na internet (sisu.mec.gov.br). Elas serão realizadas sempre entre 6h e 23h59m. Das 0h às 5h59m, o MEC processará os dados para calcular as notas de corte de cada curso. Às 23h59m do dia 18, o sistema será encerrado em definitivo.

SENHA: Para se inscrever, será preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2010. Caso você não se lembre da senha, ela deve ser recuperada no site do Enem 2010. Quem quiser, poderá alterá-la posteriormente. Após o primeiro acesso, o sistema importará todos os dados informados na inscrição do exame nacional, assim como as notas obtidas pelos candidatos. Mudanças nos dados cadastrais devem ser feitas diretamente na página do Sisu.

OPÇÕES: Os estudantes poderão escolher até duas opções de curso no ato da inscrição no Sisu e optarão, também, pelas vagas de ampla concorrência ou aquelas destinadas às ações afirmativas. Ao longo dos três dias, será possível alterar as escolhas, com base na nota de corte divulgada pelo MEC. Quando um candidato for selecionado para sua primeira opção, no encerramento da rodada (na terça-feira), ele sai automaticamente da disputa. A medida foi tomada na edição do segundo semestre de 2010, para evitar o troca-troca de cursos, que causou uma enorme confusão no início do ano passado. Mas, se um estudante for aprovado para sua segunda opção, seu cadastro continua válido para as chamadas posteriores, mesmo que ele faça a matrícula na universidade.

NOTA: Não se assuste caso você tenha notas diferentes, dependendo do curso. Como algumas instituições dão peso diferenciado para a nota obtida no Enem, sua pontuação pode variar, sim. Para saber como foi calculado o seu resultado, haverá um link (¿Qual a composição da minha nota nesta opção?¿) disponível na página do Sisu. Isso vale também para os bônus oferecidos por instituições participantes na forma de ações afirmativas.

EMPATE: Caso dois candidatos atinjam pontuações iguais, serão utilizadas as notas na seguinte ordem para decidir quem ficará com a vaga: redação; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias.

RESULTADOS: O resultado da primeira chamada do Sisu 2011 será divulgado no dia 22 de janeiro. Os estudantes aprovados farão as suas matrículas nas universidades entre os dias 25 e 27 de janeiro. Caso a matrícula não seja efetuada, a vaga será perdida. Os estudantes não convocados nesta etapa terão outras duas oportunidades. A segunda e terceira chamadas serão abertas nos dias 1º e 10 de fevereiro, respectivamente.

LISTA DE ESPERA: No dia 11 de fevereiro, após as três chamadas, os estudantes que desejarem constar na lista de espera do Sisu devem confirmar o seu interesse na página do sistema na internet. A lista só poderá ser acessada pelas instituições de ensino, que a utilizarão para ocupar as vagas remanescentes.

ESCOLHA: Os estudantes podem concorrer a uma vaga no Sisu e no ProUni, desde que obedeçam aos critérios do programa que distribui bolsas em universidades privadas. Entretanto, não será permitido receber uma bolsa e também ocupar uma vaga em universidade pública. O candidato precisará optar por uma delas.

VESTIBULAR: Mesmo que o candidato já tenha sido aprovado para determinada universidade através de seu sistema de seleção próprio (como o vestibular UFRJ), ele também poderá concorrer às vagas do Sisu, menos àquelas da instituição na qual ele já tem vaga. Também não será permitido manter duas matrículas ativas, simultaneamente, em instituições públicas.