Título: Enem: falhas prejudicam divulgação do resultado
Autor: Gomes, Rodrigo ; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 15/01/2011, O País, p. 12

RETRATOS DA EDUCAÇÃO

Sistema de senhas apresentou problemas e consulta chegou a ficar fora do ar; 1,2 milhão de alunos acessaram dados

RIO e BRASÍLIA. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) sofreram, ontem, para conseguir obter suas notas no site do Ministério da Educação (MEC). Segundo eles, o sistema do ministério apresentou falhas na divulgação das notas do segundo dia de provas - que avaliou linguagens e códigos, matemática e redação - e no sistema de senhas usado para o acesso às informações. O MEC admitiu que a consulta chegou a ficar fora do ar. Os problemas foram causados devido a uma sobrecarga no número de acessos.

No site do GLOBO, vários alunos reclamaram da confusão. Joseph dos Santos Silva não conseguiu ver sua pontuação na redação. Segundo ele, constava como anulada.

- Fiz as provas seguindo todas as orientações do MEC, e cancelaram minha redação por quê? Esse problema está acontecendo com vários candidatos que afirmam terem feito as provas - disse Joseph.

Flávia Feijó estava preocupada com a possibilidade de não conseguir se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que selecionará estudantes para 83 mil vagas em universidades públicas do país:

- Solicitei a senha de acesso, não enviaram por e-mail e estou há mais de duas horas tentando me comunicar com o 0800 do MEC e não consigo! Impressionante a falta de agilidade no serviço digital!

Um drama pior viveu Carlos Alberto. O seu cadastro no Enem constou como inexistente.

- Realizei a troca da senha, enviada ao meu e-mail, sem resultado positivo. Além disso, minha inscrição não existe mais. Procuro contato na central pelo telefone 0800 616161 e também nada! A via sacra já começou - reclamou ele.

Segundo o MEC, o problema é que muitos estudantes pediram a geração automática de novas senhas antes mesmo de receberem o e-mail oficial com a resposta. Assim, quando tentavam ver os resultados, não conseguiam, pois a senha recebida já havia sido bloqueada automaticamente pelo pedido subsequente de renovação.

Segundo o MEC, até às 19h30m de ontem, 1,2 milhão de participantes do Enem já tinham acessado o sistema de consulta dos resultados. E 600 mil estudantes pediram a geração de nova senha.

Pelo Twitter, o MEC tentava orientar os estudantes. "Pessoal, quem está com problema na senha deve pedir para gerar nova senha apenas uma vez e aguardar o envio", dizia mensagem da assessoria de comunicação. À tarde, o MEC finalmente alterou o sistema eletrônico, para que fosse enviada aos estudantes a mesma senha, independentemente do número de pedidos recebidos. Para acalmar os candidatos, o ministério informou que as notas do Enem serão automaticamente carregadas no Sisu.

Apesar da confusão, o ministério considerou positivo chegar ao fim do dia com 1,2 milhão de consultas. O Enem 2010 teve 3,1 milhões de participantes. Mas as edições anteriores do Sisu não ultrapassaram 1 milhão de inscritos.

Ontem, o MEC divulgou as notas máximas e mínimas obtidas por participantes do Enem 2010. Das quatro provas, matemática registrou a nota mais alta: 973,2 pontos, na escala até mil. A mais baixa foi 313,3. Já o teste de linguagens (língua portuguesa e estrangeira) teve o resultado mais baixo de todos: 254 pontos. O estudante com melhor pontuação em linguagem atingiu 810,1.