Título: É muita desorganização, uma falta de respeito
Autor: Weber, Demétrio; Neto, Lauro
Fonte: O Globo, 18/01/2011, O País, p. 3

Estudantes temem perder o prazo de inscrição no Sisu e já pensam em recorrer à Justiça

A dificuldade de acesso ao site do Sisu no segundo dia de inscrição causou revolta e preocupação nos estudantes. Muitos temem não conseguir se inscrever, mesmo com o prazo prorrogado até quinta-feira, e alguns já cogitam até entrar na Justiça. Até a noite de ontem, Luzinete da Mata, que quer cursar odontologia na UFRJ, ainda não havia conseguido se inscrever.

- Estou desde as 6h de domingo tentando me inscrever no Sisu e não consigo. Só diz que o Internet Explorer não conseguiu se conectar ao site. E olhe que minha conexão é de banda larga! Se eu perder a inscrição, irei mover uma ação judicial. Estudei para caramba e deixei de sair de casa para ficar me estressando com isso. Estou indignada - desabafou a candidata.

Monique Ribeiro também está tensa. Mesmo após conseguir ver suas notas na sexta, ainda está com problemas com a senha de acesso. Até a noite de ontem, a candidata a uma vaga em psicologia na UFRJ não tinha conseguido se inscrever.

- Acordei cedo para não pegar o site congestionado, mas dizia que minha senha era inválida. Só consegui falar com o 0800 do MEC depois de três horas de tentativas, aturei um maldito telefonema que gerou um protocolo às 9h de hoje (ontem) e a nova senha não chegou até agora - lamentou Monique. - O tempo está passando, daqui a pouco já é quinta-feira, e tenho medo de não conseguir me inscrever.

Vitor Santoro tem a mesma preocupação. No domingo, ele tentou se inscrever do meio-dia à meia-noite, em vão. Ontem, as novas tentativas também foram frustradas. O estudante, que quer estudar administração no Cefet, conta que tentou acessar o site do Sisu de seu computador e da casa de um amigo.

- Nem eu nem ele conseguimos de jeito nenhum. Coloco minha matrícula, minha senha e o código de chave, mas dá erro. Fala para atualizar a página, atualizo três vezes e dá erro. É muita desorganização, uma falta de respeito com os estudantes. Tenho medo de não conseguir me inscrever até quinta. Deveria haver pelo menos uma semana de inscrições - opina Vitor.

Ano passado, o prazo de inscrições durou seis dias. Luisa Mello, que tenta uma vaga em comunicação social na UFRJ pelo segundo ano, já experimentou dificuldades para se inscrever no Sisu em 2010, mas diz que este ano está pior.

- Este ano está bem mais lento. Torço para conseguir a inscrição até quinta, mas, diante dessa lentidão, já tenho dúvidas. Isso é mais uma prova de que o sistema tem que mudar, porque está dando tudo errado - disse Luisa.

Seu irmão Gabriel teve melhor sorte. Depois de mais de dez horas tentando se inscrever, ele conseguiu às 23h45m de domingo, 15 minutos antes de o sistema sair do ar. Mesmo assim, ele não está satisfeito.

- Fui tentando desde cedo, mas só consegui marcar minha primeira opção, administração na UFRJ, às 23h10m. A segunda opção, administração na UniRio, foi depois de meia hora. É muito chato ficar o dia inteiro tentando. Perdi meu domingo - lamenta o estudante.

No site do GLOBO, leitores também reclamaram da dificuldade de acesso ainda ontem. Isabel Cristina Alves disse que também entrará na Justiça se não conseguir se inscrever até quinta-feira. "Todas as minhas tentativas são em vão. Ora minha senha está incorreta, ora meu número de inscrição está incorreto. Quando penso que estou me dando bem, vem que a página expirou ou que não existe. Estou preocupada", escreveu ela na seção "Eu-repórter".

Uma liminar concedida pelo juiz Adriano Saldanha Gomes de Oliveira, da 14ª Vara Federal do Rio de Janeiro, obrigou a UFRJ a estender os 20% de vagas destinadas a estudantes da rede estadual de ensino do Rio pelo Enem a estudantes da rede pública de todo o país. A decisão foi tomada após ação civil pública ajuizada pela procuradora federal Maria Cristina Manella Cordeiro, que também pediu a prorrogação do prazo de inscrição do Sisu até quinta. A UFRJ e o MEC informaram que não irão recorrer.